07 maio 2023 | 16:20:43

Em chegada eletrizante, Ushuaia Ibiza vence o “Presidente da República” em recorde

Corredor do Stud Habeas Corpus superou Raiolux no GP Presidente da República (G2) – Panatlântica e derrubou o recorde de Eyjur. Trata-se de um filho do nacional Glória de Campeão.


Ushuaia Ibiza (por fora) prevaleceu, em final de emoção, assinalando o novo recorde da milha.

Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP

Numa chegada eletrizante, à altura da importância do páreo e dos animais inscritos, Ushuaia Ibiza, 3 anos, filho do nacional Glória de Campeão e Beautiful Zuca (Elusive Quality), de criação do Haras Fronteira e propriedade do Stud Habeas Corpus, sagrou-se o campeão do Grande Prêmio Presidente da República (G2) – Planatlântica, em 1.600m na raia de grama (leve), disputado neste domingo (7), em Cidade Jardim, por produtos de 3 e mais anos.

Raiolux saiu feito um bólido do partidor. O favorito dos apostadores esfuziou na dianteira. Percebeu-se, desde cedo, porém, que Henderson Fernandes, “a ferro e fogo”, pedia por Ushuaia Ibiza. Este, ainda que tentando a ponta, restou posicionado em segundo, por Fernandes, diante do ímpeto inicial inabalável Raiolux.

Bien Sureño, que tentava o bicampeonato, vigiava o train alucinante, em terceiro, cerca de 5 corpos atrás da dupla. Tier Four, Play do Iguassu e Willie Hobo disputavam o quarto.

No tiro direto, Ushuaia Ibiza, desde cedo “balançado” por Henderson Fernandes, voltou a atacar Raiolux, que ainda trazia Jeane Alves tranquila, em seu dorso. Por dentro da dupla, Bien Sureño aproximava-se, em terceiro.

Faltando 400 metros para o disco, já era possível antever que a chegada do páreo reservava elevado grau de emoção ao público apostador. Além do “pega” travado entre Raiolux e Ushuaia Ibiza, Bien Sureño caçava uma passagem nas patas dos dois da frente.

Nos lances decisivos do páreo, Ushuaia Ibiza sacou pescoço de vantagem sobre Raiolux. Bien Sureño, que sofreu com uma reta terrível, teve de se contentar com o terceiro lugar, a 1 corpo. Pool Game e Play do Iguassu deram números finais ao marcador.

A seguir: Tier Four, Guapo do Jaguarete, Ofir, Willie Hobbo, Guanguer, Bobby Moore, Pingo (URU) e D’Yquem.

Treinado na serra fluminense por Luis Esteves, Ushuaia Ibiza conquistou a 4ª vitória (1ª clássica) de sua campanha, que é composta, agora, por 9 atuações.

Registrando 1:31.88 para a milha, Ushuaia Ibiza tornou-se o novo recordista da distância, em pista de grama, em Cidade Jardim. O antigo recorde havia sido cravado por Eyjur, justamente, nesse mesmo páreo, em sua versão 2005, no tempo de 1:32.26.

 

Mais notícias

EUA: neto de Siphon vence stakes de US$ 175 mil em Oklahoma

Vencedor da Oklahoma Classic Cup, Shotgun Kowboy é filho de Kodiak Kowboy.

Copa do Criadores: confira o regulamento atualizado e inscreva seu produto!

Pagamento tardio da taxa universal poderá ser realizado até a próxima sexta-feira (30). Imagem da capa: Porfírio Menezes/O Favorito Turfe

Juvenis, paciência e o jogo do treinamento, por Sergio Barcellos

Paciência é uma virtude bíblica. Mais ainda, com jovens cavalos de corrida. De saída, seu motor (coração e pulmões) sempre fica pronto mais rápido que o chassis (ossos e ligamentos). Quando se acelera demais o motor antes do tempo, quebra-se o chassis.   Depois de motor e chassis prontos são necessários meses de treinamento e competição para perceber em que... [continua ]