01 nov 2024 | 15:11:24

Em Del Mar, uma Breeders' Cup - e tanto

Maior festival do turfe norte-americano reunirá animais que poderão fazer da versão 2025 do meeting algo inesquecível.


O hipódromo de Del Mar será palco de mais uma Breeders' Cup.

Imagem: HorseRacingNation.com

Novamente sob o sol californiano (em 2023, foi Santa Anita Park que abrigou a sua disputa), a Breeders' Cup pede passagem, neste final de semana. Entre hoje (1) e amanhã (2), o maior festival do turfe norte-americano será realizado em Del Mar e vem despertando enorme expectativa dos aficionados, que, ao redor do globo, aguarda, ansiosamente, pelas suas corridas.

O motivo? Muito simples. Há animais, distribuídos em diferentes provas do meeting, que, em virtude de seus recursos, podem fazer desta Breeders' Cup, uma das edições mais marcantes, da história recente do festival.

Após tentar a glória no páreo, dentre outros, com Galileo e Giant's Causeway, Aidan O'Brien talvez esteja diante da sua maior chance, na Breeders' Cup Classic (G1), desde que encilhou o seu primeiro pupilo, nessa prova. Ele enviará à raia City of Troy, a grande estrela do turfe europeu, em 2024, que se despedirá das pistas, justamente, em sua primeira tentativa no dirt. Eventual sucesso do castanho representaria, sobretudo, o êxito da Coolmore, na missão eterna da criação do PSI: obter-se o exemplar perfeito, capaz de competir e vencer, no mais alto nível, em ambas as pistas.

No caminho do filho de Justify, há diversos nomes, contudo, capazes de obliterarem o seu adeus. Destacados elementos da geração 2021, Fierceness e Sierra Leone voltarão a medir forças - a exemplo do japonês Forever Young, que enfrentou a ambos no Kentucky Derby (G1), numa atuação histórica e separada da vitória por filigranas. "Maratonista" por excelência e um dos mais carismáticos corredores do turfe norte-americano, na atualidade, Next, que será conduzido pelo brasileiro Luan Machado, levará a torcida de considerável parte do público turfista.

Na tradicional disputa das éguas, Thorpedo Anna tende a encerrar um ano, praticamente perfeito, na Breeders' Cup Distaff (G1). Vencedora, dentre outros G1, do Kentucky Oaks, a corredora, por muito pouco, não foi capaz de superar os machos, no Travers Stakes (G1) - que restou conquistado pelo já mencionado Fierceness.

À medida que os 3 anos, tão presentes, ao longo da jornada, gozarão do seu gran finale (ao menos em relação a parte significativa de suas respectivas campanhas), na sexta-feira haverá embates que apontarão os líderes dessa nova tropa - cujo ponto comum, entre fêmeas e machos, é de se tratarem de atletas dos mais promissores. Na Breeders' Cup Juvenile (G1), três invictos e ganhadores de G1 prometem um embate ferrenho: East Avenue, Chancer McPatrick e Gaming, sendo os dois primeiros mais cotados do que o terceiro, que, por outro lado, dispõe da vantagem de já conhecer a raia de Del Mar. No páreo correspondente, destinado às fêmeas, as ganhadoras de graduação máxima Immersive e Scottish Lassie (abandonou o perdedor no G1 do Frizette Stakes, com uma vitória por nada menos que 9 corpos) são as favoritas, na disputa da Breeders' Cup Juvenile Fillies (G1).

Ainda na sexta-feira e, também, em matéria de animais mais novos, desponta aquela que talvez seja a principal esperança de "fotografia", por parte do numeroso contingente japonês. Muito embora norte-americano "de nascimento", Ecoro Sieg, que se encontra invicto, em duas corridas, vem de bater o recorde dos 1.200m na raia de grama, em Nakayama, é carta brava dos representantes asiáticos, na Breeders' Cup Juvenile Turf Sprint (G1).

Essas, contudo, são apenas algumas das inúmeras atrações que, logo menos, mexerão com as emoções de milhões de apaixonados pelo esporte. Nas demais provas de G1, outros tantos motivos para não perder um lance sequer, do festival.

A Breeders' Cup será transmitida, com captação de apostas, pela TV Turfe/TV Jockey.

 

Mais notícias

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (60ª edição)

Bernardo Pinheiro brilhou na Malásia. Imagem: Divulgação Selangor Turf Club MALÁSIA BERNARDO PINHEIRO: Sempre prestigiado na Malásia e muito querido pelo público e pelos profissionais locais, Bernardo visitou o hipódromo de Selangor para disputar a Selangor Gold Cup e fez bonito. No dia 17, o brasileiro levou para a foto da vitória Pasir Pinji, do treinador S. Durdendale. Trazendo o vencedor da segunda parte do lote,... [continua ]

Maroñas: Fitzgerald brilha em solo uruguaio

Crioulo do Haras Santa Maria de Araras dominou o Clásico Otoño (L).

França: Rafiot, filho da brasileira Viva Rafaela, estreia com vitória em Cagnes Sur Mer

Crioulo de Wertheimer & Frere venceu eliminatória na raia sintética.