04 out 2020 | 01:29:23

Em duelo histórico, Swiss Skydiver supera Authentic no Preakness Stakes (G1)

Corredora tornou-se a sexta fêmea a vencer a prova, em seus 145 anos de disputa.


Swiss Skydiver, por dentro, tornou-se a sexta potranca a vencer o Preakness Stakes

Imagem: Jerry Jackson/Baltimore Sun

Uma prova que, definitivamente, merecia arquibancadas abarrotadas de gente, em Pimlico.

Neste sábado (3), produtos de 3 anos encerraram uma atípica versão da tríplice coroa norte-americana, desta feita tendo, como sua última etapa, o Preakness Stakes (G1), em 1.900m na pista de areia, com US$ 1 milhão de bolsa. Num duelo que, certamente, restará à eternidade, Swiss Skydiver bateu o derby winner Authentic, tornando-se a sexta potranca a vencer a prova, em seus 145 anos de história.

Thousand Words, que havia feito forfait no Kentucky Derby após “bolear” no padoque, ditou o ritmo da prova. Impedia, assim, seu companheiro de cocheiras, Authentic, de ter a cerca para si. Robby Albarado, mais do que sagaz, ao perceber o vão existente entre os dois, na reta oposta, lançou, por ali, Swiss Skydiver. A potranca tomou a ponta e passou a ocupar a baliza um.

Swiss Skydiver e Authentic giraram, lado a lado, para a reta final. Reviveram, 31 anos depois, o duelo de Sunday Silence e Easy Goer (com todo o respeito devido aos nomes e ao peso desses dois animais), nesse mesmo páreo. Numa demonstração de pura valentia, Swiss Skydiver reuniu todas as suas energias para resistir, ao ataque incessante, de Authentic. Venceu por pescoço.

Jesus’ Team, a 9 corpos e ¾, foi o terceiro.

Treinada por Kenneth McPeek, Swiss Skydiver passa a somar 6 vitórias em 11 saídas. Também vencedora do Alabama Stakes (G1), do Santa Anita Oaks (G2), do Gulfstream Park Oaks (G2) e do Fantasy Stakes (G3), vinha de formar a dupla no Kentucky Oaks (G1), vencido por Shedaresthedevil.

Trata-se de uma filha de Daredevil e Expo Gold (Johannesburg), de criação da WinStar e propriedade de Peter Callahan.

Tempo de 1:53.28.

Mais notícias

Maroñas: Best Bright vence clássico para potrancas

Defensora do Stud Crespi foi a melhor no Clásico Domingo Torterolo.

De ponta a ponta, Gesto Nobre carimba passaporte para o GP São Paulo

Defensor do Stud Capone prevaleceu no GP Presidente Raphael de Aguiar Paes de Barros (G3), a última preparatória para o GP São Paulo 2023.

Uma Copa ABCPCC Clássica - Matias Machline (G1) para ninguém botar defeito

Atração imperdível do festival, a "Copa Clássica" reunirá alguns dos principais nomes do turfe brasileiro, na atualidade.