03 out 2020 | 22:29:23

Em duelo histórico, Swiss Skydiver supera Authentic no Preakness Stakes (G1)

Corredora tornou-se a sexta fêmea a vencer a prova, em seus 145 anos de disputa.


Swiss Skydiver, por dentro, tornou-se a sexta potranca a vencer o Preakness Stakes

Imagem: Jerry Jackson/Baltimore Sun

Uma prova que, definitivamente, merecia arquibancadas abarrotadas de gente, em Pimlico.

Neste sábado (3), produtos de 3 anos encerraram uma atípica versão da tríplice coroa norte-americana, desta feita tendo, como sua última etapa, o Preakness Stakes (G1), em 1.900m na pista de areia, com US$ 1 milhão de bolsa. Num duelo que, certamente, restará à eternidade, Swiss Skydiver bateu o derby winner Authentic, tornando-se a sexta potranca a vencer a prova, em seus 145 anos de história.

Thousand Words, que havia feito forfait no Kentucky Derby após “bolear” no padoque, ditou o ritmo da prova. Impedia, assim, seu companheiro de cocheiras, Authentic, de ter a cerca para si. Robby Albarado, mais do que sagaz, ao perceber o vão existente entre os dois, na reta oposta, lançou, por ali, Swiss Skydiver. A potranca tomou a ponta e passou a ocupar a baliza um.

Swiss Skydiver e Authentic giraram, lado a lado, para a reta final. Reviveram, 31 anos depois, o duelo de Sunday Silence e Easy Goer (com todo o respeito devido aos nomes e ao peso desses dois animais), nesse mesmo páreo. Numa demonstração de pura valentia, Swiss Skydiver reuniu todas as suas energias para resistir, ao ataque incessante, de Authentic. Venceu por pescoço.

Jesus’ Team, a 9 corpos e ¾, foi o terceiro.

Treinada por Kenneth McPeek, Swiss Skydiver passa a somar 6 vitórias em 11 saídas. Também vencedora do Alabama Stakes (G1), do Santa Anita Oaks (G2), do Gulfstream Park Oaks (G2) e do Fantasy Stakes (G3), vinha de formar a dupla no Kentucky Oaks (G1), vencido por Shedaresthedevil.

Trata-se de uma filha de Daredevil e Expo Gold (Johannesburg), de criação da WinStar e propriedade de Peter Callahan.

Tempo de 1:53.28.

Mais notícias

Hard Boiled dá show no Grande Criterium

Abandonando o perdedor em alto estilo, potro do Stud Monte Parnaso/Quintella impressionou no GP Linneo de Paula Machado (gr.I).

Henrique Márquez embarca para a Austrália para trabalhar na Arrowfield Stud

Profissional brasileiro assumirá suas novas funções no dia 23 de janeiro.

Neta de Manduro, Billesdon Brook levanta o 1000 Guineas (gr.I)

Pupila de Richard Hannon brilhou entre as fêmeas, no hipódromo de Newmarket.