06 out 2024 | 18:09:33

Em final de rigor, Sparco sagra-se o vencedor do GP Linneo de Paula Machado (G1)

Vitorioso do Grande Criterium pertence ao Stud Duplo Ouro.


Sparco "decola" para a vitória no Grande Criterium.

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Principal embate deste domingo (6), no Jockey Club Brasileiro, o Grande Prêmio Linneo de Paula Machado (G1), Grande Criterium, em 2.000m na raia de grama (pesada), para produtos de 3 anos, teve em Sparco, filho de Verrazano e Society Girl (Agnes Gold), de criação do Haras Di Cellius e propriedade do Stud Duplo Ouro, o seu ganhador.

Sang-Hwa tomou conta da dianteira, após a largada. Nagayama corria em segundo, com Nudini, pelos paus, acionando em terceiro. Valparaíso e Sparco completavam o lote de cinco animais,

O ritmo do páreo era, notavelmente, lento - percebendo-se que todos os animais corriam contidos, pelos respectivos jóqueis, sem que houvesse 4 corpos entre o primeiro e o último colocado. Na curva, quando o train intensificou-se, Nagayama, Nudini e Valparaíso aceleraram por fora do ponteiro Sang-Hwa. Já Ivaldo Santana manteve Sparco pelos paus, ganhando precioso terreno, no ingresso ao tiro direto.

Nagayama não encontrou dificuldades para dominar Sang-Hwa, na altura dos 500 finais. Ocorre que também não tardou para o novo líder receber o "calor" de Nudini, que avançava em busca da ponta. Por fora dos dois, Valparaíso apresentava-se, ameaçador, mas custando a alinhar. Já pelas balizas de dentro, era Sparco quem dava início ao seu tropel.

Nos últimos 200 metros, Sparco e Nudini deixaram Nagayama para trás. Valparaíso insistia em manter-se na briga. Mais adiante, contudo, a sorte da disputa limitou-se a um "pega" entre Nudini e Sparco. No disco, Sparco garantiu cabeça de vantagem sobre o oponente. Valparaíso foi o terceiro e Nagayama o quarto. Em quinto finalizou Sang-Hwa.

Após a prova, houve reclamações de Nudini contra o ganhador e de Nagayama contra os dois primeiros colocados. Na análise da comissão de corridas, decidiu-se pela desclassificação apenas de Nudini, para a quarta posição, passando a prevalecer a ordem Sparco, Valparaíso, Nagayama e Nudini.

Mantido em excelente estado (vem tirando "de letra" as viagens realizadas entre Rio de Janeiro e Curitiba, onde é treinado) por Antônio Carlos Silveira, Sparco obteve sua 4ª vitória (a 2ª clássica) em 7 corridas.

Vindo de vencer a corrida preparatória (Clássico Ghadeer, listed race), Sparco completou a distância no tempo de 2:04.35.

Mais notícias

Eron do Jaguarete seguirá campanha nos Estados Unidos

Filho de Kodiak Kowboy encerrou sua carreira, no Brasil, vencendo o GP Presidente da República

Vivi Magique revela dotes de velocista no Grande Prêmio Costa Ferraz (G3)

Potranca do Haras Doce Vale emplacou êxito irretocável.

Fast Jet Court é negociada com o exterior

Corredora do Haras Cima encerrou campanha brasileira com 4 vitórias clássicas, sendo 2 na esfera máxima.