11 dez 2023 | 00:58:53

Em final emocionante, Uni Te supera Dash And Play no GP Mariano Procópio (G3)

Potranca do Haras Doce Vale obteve seu batismo clássico.


Uni Te (por dentro) resistiu ao tropel de Dash And Play: ponta e dupla de filhas de Verrazano - em mães Wild Event.

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Mostrando muita valentia, Uni Te resistiu ao tropel de Dash And Play para conquistar seu batismo nobre no Grande Prêmio Mariano Procópio (G3). A carreira, reservada para potrancas de 3 anos, disputada em 1.600 metros, grama pesada, uma justa homenagem do JCB a seu primeiro presidente, foi uma das atrações da ótima reunião do domingo, 10 de dezembro, no Hipódromo da Gávea. 

Uma das maiores, senão a maior favorita da semana, Orla de Ipanema “pregou o pé” após a largada e assumiu a ponta, sempre querendo disparar e contrariada por seu piloto. Nenhuma rival quis desafiar o poderio locomotor de Orla de Ipanema e a potranca de Aluizo Merlin Ribeiro mandou na prova desde a largada, assim como fez em sua estreia, na qual não confirmou as expectativas. Rota da Seda, Gate Two, Uni Te, Olympic New York, Dash And Play, Timetosetfire e Robbie eram as seguintes. Sempre de boca aberta, Orla de Ipanema comandava as ações, seguida por Rota da Seda. Aberta, Uni Te melhorava francamente.

No momento da decisão, nem de perto Orla de Ipanema mostrava o mesmo ímpeto de suas vitórias avassaladoras. Logo procurada por seu piloto, a castanha começou a pular no mesmo lugar, apagando-se por completo. Rota da Seda chegou a assumir a ponta, mas não teve tempo de saborear a liderança. Embalada, Uni Te tomou conta do páreo pelo meio de pista e trouxe Dash And Play na mesma esteira. As duas agarram-se na briga pela liderança e, no espelho, mínima vantagem para Uni Te sobre Dash And Play, revelada apenas pelo photochart. Olympic New York, Gate Two e Robbie fecharam o marcador luminoso.

O piloto de Dash And Play (José Aparecido) reclamou contra o de Uni Te (Wesley da Silva Cardoso), mas a CC do JCB, que chegou a abrir sindicância na carreira, confirmou o resultado de pista. 

Preparada com o capricho habitual, no CT Lost Love, em Friburgo, pelo craque Adelcio Menegolo, Uni Te é uma 3 anos, filha de Verrazano e Mud Pie, por Wild Event, de criação e propriedade do Haras Doce Vale, fundado pelo saudoso Alfredo Grumser. Na sua segunda vitória, a primeira nobre, Uni Te percorreu a milha em 1min38s60. 

por Fernando Lopes

(Publicação extraída do website do Jockey Club Brasileiro)

 

Mais notícias

El Bacan conquista batismo clássico em Cidade Jardim

Arenático do Stud Parente Sobral venceu, com facilidade, o Clássico Presidente João Tobias de Aguiar – RFR/Perfimax (L).

Latino 2022: sorteio de balizas acontecerá no dia 29 de março

Jumping Flight e Olympic Harvard serão os representantes da criação brasileira no páreo.

No Fear vence clássico de estreantes, em San Isidro

Potranca brasileira do Stud Rio Dois Irmãos levantou o Clásico Juan S. Bocau.