03 dez 2023 | 18:31:43

Em recorde, Obataye é o campeão do Grande Prêmio Paraná (G3)

Corredor rendeu o terceiro troféu da prova máxima paranaense ao Haras Rio Iguassu.


Festa na raia para o campeão Obataye.

Imagem: Felipe Neves/Divulgação JCP

Momento mais aguardado de reunião deste domingo (3), em Curitiba, o Grande Prêmio Paraná (G3), em 2.000m na raia de grama (macia), para produtos de 3 e mais anos, foi, brilhantemente, vencido por Obataye, 3 anos, filho de Courtier e Surfin'N Usa (Crimson Tide), de criação do Haras Palmerini e propriedade do Haras Rio Iguassu.

A coudelaria da Família Pelanda conquistou sua terceira vitória, no histórico da competição: antes, Jéca e First Amour. 

Pela primeira vez disputado na raia de grama, o "Paraná" deste ano foi marcado por ritmo intenso: Nolasco, que, na reta oposta, seria ultrapassado por Qebec Dancer, emplacaram train vertiginoso, livrando vários corpos à frente dos demais. 

A partir dos últimos 1.200 metros, passaram a se aproximar da dupla Ricky Ricardo, o terceiro, e Miss Marcela, que corria em quarto. Obataye, ganhando posições, era o quinto.

Na curva, Obataye passou para terceiro e, dentre todos aqueles que postulavam os primeiros postos, era o que dava melhor impressão. Por fora dele, o favorito Maximum Drive "encostava" no pelotão da frente, algo procurado por Leandro Henrique.

Abordada a reta final, Obtaye desgarrou, juntamente de Maximum Drive e Campelanda - que, passando para terceiro, dava alguma "fila" de se juntar à briga. Pela porção interna da raia, era Nusa Dua quem emplacava sua atropelada.

Quando recebeu a partida de Valdinei Gil, contudo, Obataye liquidou a fatura, na seta dos 200 finais. Em vitória plena de autoridade, o corredor alcançou o disco 2 corpos à frente de Nusa Dua que, confirmando, in totum, a vitória obtida no GP Diana (G1), obteve um excelente segundo lugar. Maximum Drive foi o terceiro. Campelanda e Drautec completaram o placar remunerado.

Treinado por Antônio Oldoni, Obataye conquistou sua 3ª vitória, sendo a 1ª clássica. Habitué da primeira turma de potros da geração 2020, em São Paulo (finalizou em segundo no "Ipiranga" e em terceiro nos GGPP Jockey Club de São Paulo e Derby Paulista) foi à raia pela 6ª vez, em sua campanha, tornando-se, desta feita, o novo recordista da distância, em Curitiba, ao assinalar 2:01.50 para os dois quilômetros.

 

Mais notícias

EUA: Love ‘N’ Happiness estreia domingo (17) em Arlington Park: atualizado - forfait

Melhor potranca de 2 anos no Troféu Mossoró teve estreia adiada nos Estados Unidos.

Ribboninthesky dá números iniciais à Taça Quati

Fundista do Stud B L, que é filho do nacional Ay Caramba, venceu a Prova Especial Waldmeister.

Entre os milheiros, melhor para Super Bold

Defensor do Stud Santa Tereza conquistou seu batismo clássico no GP José Paulino Nogueira (gr.III)