08 maio 2024 | 20:24:50

Em semana de Itajara, La City Blanche, vence G3, em Hong Kong

Depois de constar no pedigree do ganhador do Kentucky Derby, inesquecível PSI brasileiro fez-se presente a outro resultado clássico internacional.


La City Blanche (na Argentina, o ganhador de G1 Zodiacal) venceu prova graduada, em Hong Kong: Itajara está em seu pedigree.

Imagem: Hong Kong Jockey Club (Divulgação)

No sábado, Mystik Dan ganhou as manchetes do mundo todo, após conquistar a versão 2024 do Kentucky Derby (G1). Por constar no pedigree do corredor, o brasileiro Siphon rememorou, dentre outros nomes, o do seu pai: o lendário Itajara

Um dia depois, numa prova graduada disputada em Hong Kong, o eterno craque invicto do Haras São José & Expedictus, voltaria ao destaque de um black type internacional.

O argentino de 5 anos, La City Blanche (antes, em seu país de origem, batizado como Zodiacal, sob cujo nome venceu o G1 do Gran Premio Jockey Club), filho de Cityscape na brasileira Etoile Blanc (Nedawi), de criação de Phalaris SRL e propriedade de Chef's Table Syndicate, venceu a Queen Mother Memorial Cup (G3), em 2.400m na raia de grama, com cerca de R$ 2,73 milhões de dotação. Itajara é o pai de sua segunda mãe, Thessalia.

Conduzido por Matthew Chadwick, La City Blanche arrematou com disposição, na reta final, desbancando o irlandês Five G Patch, do primeiro posto. Unbelievable foi o terceiro.

Treinado por Tony Cruz, La City Blanche obteve sua 4ª vitória em 25 corridas. Tempo de 2:26.46 para a milha e meia, na relva de Sha Tin.

A mãe do ganhador, Etoile Blanc é uma crioula da Fazenda Mondesir, que, em campanha, venceu, em São Paulo, o GP Presidente Fábio da Silva Prado (G3). Etoile Blanc descende de família importada, da Argentina para o Brasil, pelo Haras São José & Expedictus junto ao Haras San Jacinto, de Saturnino Unzué.

Mais notícias

Mercado: nos 10 maiores preços do Magic Millions Gold Coast, somente produtos de garanhões nacionais

Enquanto a criação brasileira patina na subutilização do reprodutor nacional, australianos veem produtos de seus garanhões liderar um dos seus principais leilões de potros. Filho de Iam Invencible alcançou mais de R$ 5 milhões e tornou-se o maior preço, nos últimos 10 anos, do Magic Millions Gold Coast.

Bellawatch vence G3 aos esbarros

Defensora do Stud Vinicius Roehers/Stud Los Amigos venceu o GP Presidente Roberto Alves de Almeida (G3).

Criação: ganhadoras graduadas no Brasil revelam potrancas vitoriosas no exterior

Filhas de January Jones e Medalha Milagrosa venceram na França e no Japão, respectivamente.