25 jul 2020 | 17:48:28

Enable faz história e torna-se a primeira tricampeã do “King George”

Debaixo de chuva, super craque da Juddmonte deu um show na maior prova britânica.


Enable fez história em Ascot

Imagem: Racing TV

Sem público, debaixo de chuva e com um lote resumido a 3 animais. Assim deu-se a versão 2020 do King George VI & Queen Elizabeth Stakes (G1), em 2.400m na grama de Ascot, com dotação de £ 400 mil de dotação. Essa edição da mais tradicional prova britânica, dentre aquelas destinadas a produtos de 3 e mais anos, ficará marcada na história, contudo, por outro – e excelente – motivo. Hoje o “King George”, em mais de meio século de disputa, conheceu o primeiro animal a vencê-lo por nada menos que 3 vezes: a fabulosa Enable.

O desenho da prova era conhecido desde antes da largada. A Coolmore, com os outros 2 animais do páreo, tendia a mandar Sovereign para a dianteira, servindo de “coelho”. Japan aguardaria na retaguarda, correndo por Enable. E foi exatamente isso que ocorreu.

Acontece que, em momento algum, Lanfranco Dettori demonstrou preocupação com os 6 corpos detidos por Sovereing, na primeira colocação. Controlou Enable, 1 corpo à frente de Japan.

Na entrada da reta final, já se percebia que Sovereign – bastante exigido pelo jóquei e vendo sua diferença para Enable ser descontada, galão a galão – seria presa fácil, para a grande favorita. A puro galope, Enable tomou conta do páreo, nos 400 finais. Dali em diante, a super craque voltou e encantar turfistas de todo o mundo, com uma vitória de incrível facilidade.

Sovereign formou a dupla a 5 corpos e ½. Japan foi o terceiro.

Treinada por John Gosden, Enable (6 anos, filha de Nathaniel e Concentric, por Sadler`s Wells), é uma britânica de criação e propriedade do Príncipe Khalid Abdullah. Conquistou sua décima quarta vitória em 17 corridas. Agora distingue-se de Dahlia e Swain (com duas vitórias, cada), no rol de ganhadores do “King George”.

Tempo de 2:28.92.

Mais notícias

Rainha Pioneira comanda trifeta brasileira no GP Maroñas (URU-G2)

Velocista do Haras Belmont conquistou sua mais importante vitória.

Silence Is Gold reaparece tinindo para vencer G3

Líder do Stud São Francisco da Serra esbanjou categoria no GP Mariano Procópio (gr.III).

O fim da furosemida na Breeders' Cup: experiência sem traumas

Pela primeira vez na história, o maior festival turfístico norte-americano foi realizado sem que houvesse autorização para utilização de furosemida. Confira a matéria de Bill Finley, no Thoroughbred Daily News.