Enable faz história e torna-se a primeira tricampeã do “King George”
Debaixo de chuva, super craque da Juddmonte deu um show na maior prova britânica.
Sem público, debaixo de chuva e com um lote resumido a 3 animais. Assim deu-se a versão 2020 do King George VI & Queen Elizabeth Stakes (G1), em 2.400m na grama de Ascot, com dotação de £ 400 mil de dotação. Essa edição da mais tradicional prova britânica, dentre aquelas destinadas a produtos de 3 e mais anos, ficará marcada na história, contudo, por outro – e excelente – motivo. Hoje o “King George”, em mais de meio século de disputa, conheceu o primeiro animal a vencê-lo por nada menos que 3 vezes: a fabulosa Enable.
O desenho da prova era conhecido desde antes da largada. A Coolmore, com os outros 2 animais do páreo, tendia a mandar Sovereign para a dianteira, servindo de “coelho”. Japan aguardaria na retaguarda, correndo por Enable. E foi exatamente isso que ocorreu.
Acontece que, em momento algum, Lanfranco Dettori demonstrou preocupação com os 6 corpos detidos por Sovereing, na primeira colocação. Controlou Enable, 1 corpo à frente de Japan.
Na entrada da reta final, já se percebia que Sovereign – bastante exigido pelo jóquei e vendo sua diferença para Enable ser descontada, galão a galão – seria presa fácil, para a grande favorita. A puro galope, Enable tomou conta do páreo, nos 400 finais. Dali em diante, a super craque voltou e encantar turfistas de todo o mundo, com uma vitória de incrível facilidade.
Sovereign formou a dupla a 5 corpos e ½. Japan foi o terceiro.
Treinada por John Gosden, Enable (6 anos, filha de Nathaniel e Concentric, por Sadler`s Wells), é uma britânica de criação e propriedade do Príncipe Khalid Abdullah. Conquistou sua décima quarta vitória em 17 corridas. Agora distingue-se de Dahlia e Swain (com duas vitórias, cada), no rol de ganhadores do “King George”.
Tempo de 2:28.92.