25 jul 2020 | 14:48:28

Enable faz história e torna-se a primeira tricampeã do “King George”

Debaixo de chuva, super craque da Juddmonte deu um show na maior prova britânica.

Enable fez história em Ascot

Imagem: Racing TV

Sem público, debaixo de chuva e com um lote resumido a 3 animais. Assim deu-se a versão 2020 do King George VI & Queen Elizabeth Stakes (G1), em 2.400m na grama de Ascot, com dotação de £ 400 mil de dotação. Essa edição da mais tradicional prova britânica, dentre aquelas destinadas a produtos de 3 e mais anos, ficará marcada na história, contudo, por outro – e excelente – motivo. Hoje o “King George”, em mais de meio século de disputa, conheceu o primeiro animal a vencê-lo por nada menos que 3 vezes: a fabulosa Enable.

O desenho da prova era conhecido desde antes da largada. A Coolmore, com os outros 2 animais do páreo, tendia a mandar Sovereign para a dianteira, servindo de “coelho”. Japan aguardaria na retaguarda, correndo por Enable. E foi exatamente isso que ocorreu.

Acontece que, em momento algum, Lanfranco Dettori demonstrou preocupação com os 6 corpos detidos por Sovereing, na primeira colocação. Controlou Enable, 1 corpo à frente de Japan.

Na entrada da reta final, já se percebia que Sovereign – bastante exigido pelo jóquei e vendo sua diferença para Enable ser descontada, galão a galão – seria presa fácil, para a grande favorita. A puro galope, Enable tomou conta do páreo, nos 400 finais. Dali em diante, a super craque voltou e encantar turfistas de todo o mundo, com uma vitória de incrível facilidade.

Sovereign formou a dupla a 5 corpos e ½. Japan foi o terceiro.

Treinada por John Gosden, Enable (6 anos, filha de Nathaniel e Concentric, por Sadler`s Wells), é uma britânica de criação e propriedade do Príncipe Khalid Abdullah. Conquistou sua décima quarta vitória em 17 corridas. Agora distingue-se de Dahlia e Swain (com duas vitórias, cada), no rol de ganhadores do “King George”.

Tempo de 2:28.92.

Mais notícias

Cavalinhos do Fantástico torcem com você neste domingo, nas arquibancadas do Jockey!

Páreo promocional será realizado no próximo domingo, no Jockey Club Brasileiro.

Ler na íntegra

Uruguai: Sexy Reasons vence a Longines Cup. Friends of Gold em terceiro

Melhor égua do turfe uruguaio conquistou novo êxito, no meeting do Latinoamericano. Com percurso adverso, Friends of Gold finalizou na terceira colocação.

Ler na íntegra

Entrevista: Sérgio Luis Coutinho Nogueira

Criador, proprietário e dirigente, Sérgio Coutinho Nogueira vivenciou experiências em diferentes setores da indústria turfística. Numa conversa franca, algumas das impressões e relatos sobre o mundo das corridas de cavalo.

Ler na íntegra