23 jul 2017 | 17:27:29

Enólogo confirma favoritismo na Prova Especial Formastérus

Alazão do Stud Sweet Dani mostrou adaptação ao percurso alentado.


Enólogo superou Englightened por 3/4 de corpo

Imagem: Gérson Martins

Disputada neste domingo (23), no Jockey Club Brasileiro, a Prova Especial Formastérus, em 2.800m na raia de grama (8m de cerca móvel), para produtos de 4 e mais anos, teve no favorito Enólogo, 4 anos, filho de Drosselmeyer e Inner’s Girl (Dodge), de criação do Haras Anderson e propriedade do Stud Sweet Dani, o seu ganhador.

Hooters (Acteon Man) assumiu a liderança da competição na primeira passagem pela reta final. Diligente (Wild Event) aparecia em segundo e Englightened (Wild Event) em terceiro. Enólogo disputava o quarto com Cabulé (Wild Event). Energia Gstaad (Agnes Gold) e Euquemando (Public Purse) depois.

À exceção da definição de Cabulé em quarto, o que deixou Enólogo em quinto, não houve outras alterações na disposição dos competidores até a entrada da reta de chegada – muito embora o lote tenha aglutinado-se, com Hooters correndo 1 corpo à frente de Diligente, que se separava de Englightened pela mesma diferença. Enólogo passou por Cabulé na abordagem da reta final, lançado por fora de seus adversários, por Marcelo Gonçalves.

Diligente, Englightened e Enólogo avançaram em bloco sobre Hooters. Enólogo dava a melhor impressão dentre os três. Enlightened, todavia, “engrossou o caldo” na altura dos 300 finais, levando alguma dificuldade ao favorito. Depois de muito insistir, Enólogo conseguiu sacar ¾ de corpo sobre Englightened no disco de sentença. Carlos Lavor, jóquei de Enlightened, reclamou prejuízos de Enólogo após o páreo. A comissão de corridas do Jockey Club Brasileiro confirmou a ordem de chegada. Diligente (2 e ¼) terminou em terceiro, ficando o complemento do placar remunerado a cargo de Hooters (4) e Energia Gstaad (6 e ½). Depois: Euquemando e Cabulé.

Treinado por Ronaldo Marins Lima, Enólogo obteve a quarta vitória (terceira clássica) em 11 corridas. Ganhador dos Grandes Prêmios Doutor Frontin (gr.II) e José Buarque de Macedo (gr.III), Enólogo completou a distância em 2:59.84.

Mais notícias

A idade dos garanhões sediados no Brasil, por José Carlos Fragoso Pires Junior

Os reprodutores ora sediados nos haras brasileiros tiveram suas idades analisadas e organizadas, por José Carlos Fragoso Pires Junior. Aqui, o resultado do levantamento.

Cristal: Old Glory vence o melhor páreo do dia

Filha do nacional Victory Is Ours, que pertence ao Stud Juliana & Luiz Guilherme.

Da Europa a Dubai, genética brasileira – e Arumba – em evidência

Descendentes da célebre égua brasileira foram manchete, tanto na pista, quanto em leilões, durante o mês de março, mundo afora.