25 fev 2023 | 19:36:37

Es-Unico atropela para finalizar em quarto no Saudi Derby (G3); vitória de Commissioner King

Brasileiro criado pelo Haras San Francesco, de propriedade do Stud Crespi, cumpriu destacada atuação em prova que teve em potro norte-americano o seu vencedor.


Commissioner King sacou cabeça de vantagem sobre Havnameltdown.

Imagem: Divulgação Jockey Club of Saudi Arabia

Disputado neste sábado (25), em Riyadh, na Arábia Saudita, o Saudi Derby (G3), em 1.600m na raia de areia, com dotação de US$ 1,5 milhão, para produtos de 3 anos, foi vencido pelo norte-americano (de campanha árabe) Commissioner King, filho de Commissioner e Ek Haseena (Songandaprayer), de criação de Paul Tackett Revocable Trust & Phil Tackett Estate e propriedade de Faisal Mohammed A Alqahtani.

O brasileiro Es-Unico (War Secretary e Energia Get It, por Agnes Gold), de criação do Haras San Francesco e propriedade do Stud Crespi, em bela atuação, finalizou no quarto posto, a apenas 2 corpos do ganhador.

O páreo foi marcado por um mano-a-mano entre Commissioner King e o favorito Havnameltedown, travado desde a partida. O pupilo de Bob Baffert (trazia 4 vitórias e 1 segundo lugar, em 5 corridas produzidas na Califórnia) mandou o quanto pode no páreo, mas, nos últimos 100 metros, restou suplantado por Commissioner King.

Conduzido por Luis Morales. Commissioner King bateu Havnameltdown por cabeça. O japonês Derma Sotogake foi o terceiro colocado, apenas pescoço à frente de Es-Unico, que, sob o comando de João Moreira, veio do fundo do lote, em valoroso esforço final.

Es-Unico recebe o treinamento de Antonio Luis Cintra. Um dos líderes de sua geração, no Uruguai, o brasileiro vinha de estrear em Dubai com um segundo lugar num conditions, disputado em janeiro.

Outro brasileiro presente ao lote, Loreley (por Kentuckian, de criação do Haras Santa Rita da Serra) finalizou na décima terceira colocação.

Commissioner King é treinado por Sabah Alshammri e obteve sua 3ª vitória em 4 corridas (todas elas realizadas no turfe local). Ele foi adquirido com 1 ano de idade, no Keeneland January Sale de 2021, por US$ 9 mil.

Tempo de 1:38.82.

 
 
 
 

Mais notícias

Neste fim de semana, o 50º GP Turfe Gaúcho

Tradicional prova da cancha reta nacional movimenta o Jockey Club do Rio Grande do Sul.

Eliz do Jaguarete dá o tom no GP Presidente João Carlos Leite Penteado (G3)

Defensora do Stud Jaguarete atropelou com sucesso para conquistar nova vitória clássica.

Classicismo no nome e na essência: uma ode a Matias Machline

Chegadas emocionantes, derrotas improváveis e muitos, muitos craques no currículo. Assim se conta a história da Copa ABCPCC Clássica Matias Machline (gr.I).