08 dez 2020 | 21:37:33

Escala de dores em cólicas é testada, em estudo, e revela-se de fácil e satisfatória utilização

Escala de 0 a 5 pontos propõe fácil utilização para identificação da intensidade das dores sofridas por equinos, em crises de cólicas.


Um dos principais “fantasmas” no manejo da criação e treinamento de equinos, as cólicas atingem animais em diferentes níveis de intensidade e proporções. Os sinais decorrentes das crises variam e tendem a indicar, muitas vezes, o nível de avanço do problema.

Foi justamente com a intenção de compreender as reações demonstradas por equinos sob crises de cólicas, que uma escala de dores restou testada, num estudo, conduzido por veterinários, técnicos e estudantes, vinculados à Koret School of Veterinary Medicine Teaching Hospital, de Israel, e ao Philip Leverhulme Equine Hospital, da Inglaterra.

A escala (chamada de Equine Acute Abdominal Pain Scale ou “EAAPS”), em questão, revelou-se de fácil compreensão e utilização. Testada em 237 animais acometidos de desconfortos abdominais, a EAAPS mostrou-se tão adequada à utilização quanto a Visual Analogue Scale ("VAS" – clique aqui para saber mais), tradicional escala para avaliação de dores, em pacientes.

A veterinária e coordenadora do estudo, Yamit Maskato, bem como os demais pesquisadores envolvidos no estudo, afirmam que a EAAPS (mencionada, pela primeira vez, em 2013), aparentemente não requer treinamento, é de fácil utilização em casos clínicos e pode contribuir para o bem estar equino.

Em termos gerais, a EAAPS é sintetizada pelo quadro abaixo:

De acordo com o estudo, em 2015, cólicas provocaram 31% das mortes identificadas, em equinos de 1 a 20 anos de idade, registradas nos Estados Unidos.

Agora, a EAAPS deverá ser testada por tratadores, proprietários de fazendas e demais envolvidos com o manejo equino, que não disponham, porém, de formação equina.

Para acessar o estudo, clique aqui.

Para acessar a matéria do website Horse Talk, clique aqui.

Mais notícias

Etê Kaluanã confirma favoritismo no GP Luiz Fernando Cirne Lima

Filha de Adriano pertence a Alberto Juarez Tiellet Miorim.

Simulador de pedigrees: funcionalidade aberta a todos os usuários, no website da ABCPCC

Funcionalidade do sistema do Stud Book Brasileiro permite a comparação de filiações de diferentes animais, com indicação expressa dos elementos em comum aos pedigrees consultados.

Raul Lima Neto é eleito presidente do Jockey Club Brasileiro

Empresário, criador e proprietário, à frente da Chapa Presença e Diálogo, recebeu 1.162 votos e administrará o Jockey Club Brasileiro pelos próximos 4 anos.