04 jul 2019 | 14:01:55

Estado do Rio Grande do Sul solicita declaração de zona livre de mormo

Assunto foi abordado em reunião da Câmara Setorial de EquÍdeos/RS.


Na quarta-feira (3), em reunião da Câmara Setorial de Equídeos, realizada na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, foi abordada a solicitação de declaração de zona livre de mormo feita, pelo Estado do Rio Grande do Sul ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Conforme publicado por Elaine Pinto, no website oficial da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, o Estado é o primeiro do país a formalizar tal solicitação ao MAPA. Para que uma determinada área seja declarada livre do mormo, é necessário atender ao processo estabelecido pela Instrução Normativa nº 06/2018, do MAPA. Tal norma, no entanto, é bastante complexa e burocrática, exigindo, portanto, alto nível de engajamento e organização por parte daqueles que pretendem render a uma região o reconhecimento de área livre de mormo.

Dentre os requisitos exigidos pela Instrução Normativa, há a elaboração de um inquérito contendo dados e amostras referentes à população equídea da região – a fim de atestar sua sanidade e demonstrar efetividade dos mecanismos de controle – bem como é exigido que se atinja o período de 3 anos sem a identificação de focos de mormo no local.

O último caso de mormo, no estado do Rio Grande do Sul, foi verificado em julho de 2017. A exemplo do que ocorre com outros centros criatórios, no Brasil, jamais houve diagnóstico da doença em equinos da raça Puro Sangue Inglês.  

Aqui, a matéria na íntegra.

Mais notícias

Copa dos Criadores: turfistas terão desconto na rede Arena Hotéis

Reservas para a semana da Copa dos Criadores poderão ser realizadas com descontos sobre a acomodação e consumo. Confira.

Mind Trick confirma favoritismo no GP General Couto de Magalhães (G3)

Fundista do Haras Valentin prevaleceu nos 3.218 metros.

Jockey Club do Paraná divulga programação clássica de 2019

Primeiros embates da lista estão programados para a reunião do dia 10 de janeiro.