04 jul 2019 | 11:01:55

Estado do Rio Grande do Sul solicita declaração de zona livre de mormo

Assunto foi abordado em reunião da Câmara Setorial de EquÍdeos/RS.


Na quarta-feira (3), em reunião da Câmara Setorial de Equídeos, realizada na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, foi abordada a solicitação de declaração de zona livre de mormo feita, pelo Estado do Rio Grande do Sul ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Conforme publicado por Elaine Pinto, no website oficial da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, o Estado é o primeiro do país a formalizar tal solicitação ao MAPA. Para que uma determinada área seja declarada livre do mormo, é necessário atender ao processo estabelecido pela Instrução Normativa nº 06/2018, do MAPA. Tal norma, no entanto, é bastante complexa e burocrática, exigindo, portanto, alto nível de engajamento e organização por parte daqueles que pretendem render a uma região o reconhecimento de área livre de mormo.

Dentre os requisitos exigidos pela Instrução Normativa, há a elaboração de um inquérito contendo dados e amostras referentes à população equídea da região – a fim de atestar sua sanidade e demonstrar efetividade dos mecanismos de controle – bem como é exigido que se atinja o período de 3 anos sem a identificação de focos de mormo no local.

O último caso de mormo, no estado do Rio Grande do Sul, foi verificado em julho de 2017. A exemplo do que ocorre com outros centros criatórios, no Brasil, jamais houve diagnóstico da doença em equinos da raça Puro Sangue Inglês.  

Aqui, a matéria na íntegra.

Mais notícias

Online não dá susto e garante mais um grande prêmio, na milha e meia

Corredor versátil, do Stud Verde, levantou o Grande Prêmio João Borges Filho (G2).

Entre as éguas, Rauzan supera White Shadow

Corredora do Stud Nova República, que é filha do nacional Tokay, levantou a Prova Especial Marcos Polacow.

Taksim e Ricardinho, perfeitos no GP Francisco Eduardo de Paula Machado (gr.I)

Vencedor pertence a Carlos dos Santos.