18 abr 2021 | 00:30:47

EUA: Royal Ship brilha na Califórnia e conquista o Californian Stakes (G2)

Brasileiro criado pelo Haras Belmont obteve sua primeira vitória, nos Estados Unidos – diretamente no dirt, em prova com US$ 200 mil de dotação.


Royal Ship obteve importante vitória, em Santa Anita Park

Imagem: Santa Anita Park/Twitter

Disputado, há pouco, em Santa Anita Park, o Californian Stakes (G2), em 2.000m, na pista de areia (ou, o “dirt” norte-americano), com US$ 200 mil de bolsa, para animais de 3 e mais anos, teve no brasileiro Royal Ship, 5 anos, filho de Midshipman e Bela Val (Val Royal), de criação do Haras Belmont (como pensionista do Haras Santarém, no Paraná) e propriedade de Fox Hill Farm & Siena Farm, o seu ganhador.

Diferentemente de todas as outras atuações de Royal Ship, no exterior, até então, Mike Smith conduziu o brasileiro da maneira como Royal Ship obteve seus melhores resultados, no Brasil: acionando entre os ponteiros, desde a largada. Royal Ship perseguiu o ganhador de G3, Country Grammer, de perto, sob parciais de 23.23 e 46.98. Em terceiro, o franco favorito Independence Hall (vindo de terceiro, na Pegasus World Cup (G1), e de quarto, no Santa Anita Handicap (G1)) vigiava as movimentações da dupla.

Country Grammer e Royal Ship giraram, emparelhados, para a reta final. Com Independence Hall perdendo contato, a dupla protagonizou um acirrado mano a mano. Sacando vantagem nos 200 finais, Royal Ship neutralizou as tentativas de reação de Country Grammer, a quem derrotou por cabeça. Independence Hall, distanciado, finalizou na terceira colocação.

Treinado por Richard Mandella, Royal Ship passa a somar 6 vitórias em 12 corridas. No seu primeiro êxito, em solo estadunidense (bem como o primeiro em pista de areia), conquistou a 4ª vitória clássica da campanha. Antes, no Brasil, havia vencido os Grandes Prêmios Estado do Rio de Janeiro (G1), Frederico Lundgren (G3) e o Clássico Ernani de Freitas (L).

Tendo em 5 éguas brasileiras as suas 5 primeiras mães, Royal Ship é uma ode à criação Rosa do Sul.

Tempo de 1:48.47.

Mais notícias

Rumo ao “Presidente da República”, Jet Class assegura mais um troféu

Defensor do Stud Instante Mágico conquistou o GP Presidente Vargas (G3).

Troféu Mossoró: conheça os candidatos e prepare-se para votar!

Principal premiação do turfe brasileiro terá suas estatuetas entregues no dia 3 de agosto, no Jockey Club Brasileiro. Votação já se encontra aberta aos associados da ABCPCC.

Nota de falecimento: Alfredo Grumser

Alfredo Grumser Imagem: Divulgação JCB O turfe brasileiro amanhece carente de mais um dos seus gigantes. Faleceu, nos Estados Unidos, Alfredo Grumser, titular do Haras Doce Vale, uma das fardas mais vitoriosas da criação brasileira, nas últimas décadas. Se, desde cedo, praticou o hábito turfista, correndo animais de sua propriedade (manteve, por longo tempo, o Stud Grumser), ao final dos... [continua ]