08 out 2022 | 20:00:42

Evidências dá o tom no GP Henrique de Toledo Lara (G1)

Potranca da Coudelaria Fantastic atropelou com brilhantismo para conquistar sua mais importante vitória, até aqui.


Evidências conquistou seu batismo clássico, diretamente em prova de G1.

Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP

Neste sábado (8), no Jockey Club de São Paulo, potrancas disputaram a 2ª prova da quádrupla coroa de éguas, por ocasião do Grande Prêmio Henrique de Toledo Lara (G1), em 1.800m na raia de grama (macia), para fêmeas de 3 e anos. Em vibrante atropelada, prevaleceu Evidências, filha de Drosselmeyer e Fiji Mambo (Kingmambo), de criação do Haras Old Friends e propriedade da Coudelaria Fantastic (outro proprietário a conseguir, na jornada, seu batismo em provas de graduação máxima).

A favorita Empoderada, que buscou a ponta, após a largada, necessitou ser sofreada (na altura dos últimos 1.400 metros) à medida que Qual Que E, pelos paus, fez questão da ponta. Lucca Love era a terceira, com Pearl do Iguassu e Kanzen, próximas daquelas, encerrando o pelotão das cinco primeiras.

Nome de grande realce na reunião, Fernando Larroque mantinha Evidências livre do desgaste inerente às disputas do lote dianteiro – ocupando a décima e antepenúltima colocação. Durante a curva, Evidências, ainda “na mão” de seu jóquei, ganhou posições, dando ânimo aos seus apostadores, para a reta final.

Abordado o tiro direto, Empoderada dava a impressão de que, quando fosse exigida, “sairia tirando”, como dito na gíria. Ao receber a partida do jóquei, porém, a candidata à quádrupla coroa não se desvencilhou das corredoras que acionavam em sua cola – dentre as quais, Kanzen, Lucca Love e a própria companheira de farda, És Divertida, sempre pelos paus.

Já Evidências, que encontrou passagem providencial, a 400 metros do disco, surgiu feito um bólido. Com grande ação, a corredora partiu, com tudo, para cima de Empoderada, 100 metros adiante, não tendo encontrado resistência na ponteira. Em vitória firme, Evidências superou És Divertida por 1 corpo e ¼. És Divertida, que já havia formado a dupla no GP Barão de Piracicaba (G1), completou mais uma dobrada da criação Old Friends na tríplice coroa, em 2022. Jolie-Up, de ótima atuação, foi a terceira. Empoderada e Rosie Redd completaram o marcador.

Depois, In-Uky, Lucca Love, Qumprida Meleca, Kanzen, Mecca, Pearl do Iguassu e Qual Que E.

Recebendo treinamento de Emerson Garcia, Evidências obteve a sua 3ª vitória (1ª clássica) em 6 corridas. Tempo de 1:48.94.

 

Mais notícias

Coberturas disponíveis e taxa universal: prorrogação até 2 de julho

Em virtude das atividades relacionadas à semana da Copa dos Criadores, interessados terão até a sexta-feira da próxima semana para adquirir coberturas remanescentes, do Leilão de Coberturas, bem como inscrever seus produtos na taxa universal da Copa dos Criadores.

Schweinsteiger comanda dobrada do Haras Rio Iguassu no Clássico Ciro Frare (L)

Embate dos velocistas marcou a primeira prova clássica da jornada máxima paranaense.

Filo Di Ariana é eleito melhor velocista e melhor animal em pista de grama, no Canadá

Brasileiro criado pelo Stud Principessa Di Capri brilhou em duas categorias do Sovereign Awards, a principal premiação do turfe canadense.