Explicacion, um tributo a Eduardo Buffara
Poucos dias após o falecimento de seu proprietário, defensora da TBS Internacional conquistou o Clásico Eduardo Vargas y Eduardo Vargas Garmendia (L), em Maroñas.

Explicacion venceu de ponta a ponta e com ampla autoridade
Imagem: Maroñas Entertainment
Além das diversas manifestações de luto e carinho nos dias que seguiram a morte de Eduardo Buffara, o turfe – a quem o agente dedicou boa parte de sua vida – também cuidaria em acenar, à sua maneira, ao falecimento. Explicacion, 4 anos, filha de Wild Event e Tarimbada (Signal Tap), de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade de TBS Internacional (fundada e pertencente, até então, a Buffara e a seu sócio, Mário Zuca Marquez), venceu, no domingo (6), em Maroñas, o Clásico Eduardo Vargas y Eduardo Vargas Garmendia (L), em 1.600m na areia, para fêmeas de 3 e mais anos.
Mandando no páreo desde a largada, Explicacion ensinou o caminho do disco às oponentes durante todo o percurso. Sob a condução de Carlos Bueno, Explicacion sequer permitiu que as adversárias se aproximassem na reta de chegada, vencendo Jilly Bean, uma Drosselmeyer, por 6 corpos. A brasileira Talita Mia (Crimson Tide), do Haras Maluga, finalizou em terceiro. Sua compatriota, Possessive (Inexplicable), uma irmã própria de Jéca, de criação do Haras J. B. Barros e propriedade de BGC Thoroughbreds Stud, completou a quadrifeta.
Treinada por Jean Rodriguez, Explicacion obteve a sétima vitória em 13 corridas. Tríplice coroada juvenil em Porto Alegre, vencedora da Polla de Potrancas em Las Piedras e agora múltipla ganhadora de listed races em Maroñas, a brasileira percorreu a distância na marca de 1:35.20.
Mais notícias

No Derby Francês, Study of Man reforça números de Deep Impact e Miesque
Corredor de Niarchos Family voltou a colocar o nome do japonês Deep Impact, em evidência, ao conquistar o Prix du Jockey Club (gr.I). De quebra, rendeu nova conquista de expressão à linha desenvolvida a partir da excepcional Miesque.