20 nov 2019 | 15:25:54

Falero vence o seu último Dardo Rocha, com Solo Un Momento. Brasileiros na dupla.

A bordo do filho de Orpen, Falero despediu-se, com vitória, da prova máxima de La Plata. Little Vicky, do Haras Phillipson, finalizou em segundo, numa excelente atuação.


Solo Un Momento resistiu ao ataque final de Little Vicky.

Imagem: Gonzalo Calvelo/El Dia

As últimas notas de um tango que vem ecumenicamente executado pelos burreros argentinos, nos últimos meses, têm tom de final feliz.

Desde que anunciou sua jornada de aposentadoria, Pablo Falero faz de cada montaria sua, artigo de total atenção – e, por que não devoção – dos turfistas argentinos. Testemunhas dos feitos construídos pelo bridão uruguaio há mais de 3 décadas, os aficionados locais acompanharam, ontem (19), a última aparição de Falero num Gran Premio Dardo Rocha (gr.I). E ela deu-se de modo vitorioso.

A bordo de Solo Un Momento, um 6 anos, filho de Orpen e Salsa Inglesa (Roy), de criação e propriedade do Haras Carampangue, Falero alcançou o disco final, vitorioso, ao final dos 2.400m da prova, disputada sobre a areia de La Plata. Condução característica sua: cerebral, aproveitando cada centímetro do percurso e, ao perceber o ritmo algo moroso do páreo, posicionando Solo Un Momento próximo dos ponteiros. Luciano Cerutti responde pelo treinamento do ganhador, que, numa campanha marcada, também, por contratempos de ordem física, obteve a sétima vitória em 19 saídas. No primeiro êxito de graduação máxima, completou a milha e meia no tempo de 2:33.13.

Na segunda colocação, a apenas 1/4 de corpo, finalizou Little Vicky (T. H. Approval), um uruguaio de 5 anos, criado pelo Haras Phillipson – que também detém sua propriedade. Mesmo com percurso adverso, o conduzido de Eduardo Ortega arrematou com grande disposição, dando fila, inclusive, nos lances decisivos. Sem prejuízo da vitória obtida Clásico Haras Argentinos (L), Little Vicky obteve, na ocasião, o mais importante resultado de sua campanha.

Além de suas conexões, Little Vicky possui outros vínculos com o turfe brasileiro. A começar pelo treinamento de José Luiz Aranha – ora representado pela esposa, Marina Lopez – que radicado em San Isidro vem galgando resultados de grande expressão. Múltiplo campeão da estatística da treinadores, em Cidade Jardim, Aranha transferiu-se para a Argentina em meados de 2017. Little Vicky é, ainda, filho da brasileira Pretty Bella, uma Nedawi criada pelo Haras Old Friends.

Mais notícias

Na redução de distância, Olympic Kremlin mostra forma para a Tríplice Coroa

Pela primeira vez na defesa da farda do Stud H&R, alazão conquistou batismo clássico.

Future Queen resiste a Escalera Real no GP Marciano de Aguiar Moreira (gr.II).

Defensora do Haras Santa Maria de Araras voltou a brilhar na primeira turma de éguas.

Avião Sureño reaparece tinindo em São Paulo

Defensor de Neverending Stud venceu a Prova Especial C.P.O.R. de São Paulo.