07 fev 2024 | 21:48:41

Ganhador de preparatória do Kentucky Derby, Mystik Dan descende do brasileiro Siphon

Vitorioso no Southwest Stakes (G3) é o terceiro na classificação para o Kentucky Derby.


Mystik Dan venceu o Southwest Stakes (G3), com ampla facilidade.

Imagem: Coady Photo/Kentucky Derby (Divulgação)

No último final de semana, diferentes corridas preparatórias para o Kentucky Derby (G1) de maio foram disputadas, nos Estados Unidos. Dentre elas, o Southwest Stakes (G3), em Oklawn Park, que marcou a vitória de Mystik Dan.

A segunda mãe do ganhador, Lady Siphonica, é uma filha do brasileiro Siphon (por Itajara, de criação do Haras São José & Expedictus).

Mystik Dan, filho de Goldencents e Ma’am (Colonel John), de criação e propriedade de Lance Gasaway, Daniel Hamby & 4G Racing, recebeu excelente condução de Brian Joseph Hernandez Jr., que ganhou precioso terreno ao manter seu conduzido próximo da cerca interna – e sem perder contato com os ponteiros. Avançando pela linha um, tomou a carreira para si, na reta final, derrotando Just Steel pela extensa margem de 8 corpos. Tempo de 1:43.67 para os 1.700m na raia de areia encharcada.

Treinado por Kenneth McPeek, Mystik Dan obteve sua 2ª vitória em 5 saídas. Na corrida pela qualificação para o Kentucky Derby (G1), Mystik Dan é o terceiro maior pontuador, com 21 pontos, atrás apenas de Track Phantom, com 30, e de Fierceness, com 36. Esse último, atual Melhor Potro de 2 Anos dos Estados Unidos e vencedor, no ano passado, da Breeders’ Cup Juvenile (G1), desapontou ao, também no final de semana, não passar de um apagado terceiro lugar no Holy Bull Stakes (G3), em Gulfstream Park.

Em 2011, Animal Kingdom, filho do excepcional Leroidesanimaux, figurou como o primeiro ganhador de Kentucky Derby a apresentar um PSI brasileiro, em sua estrutura genética.

A segunda mãe de Mystik Dan, Lady Siphonica, foi ganhadora de 1 corrida, em 8 saídas, nos Estados Unidos. Pertence à geração 2002, uma das últimas a nascerem, no hemisfério norte, antes da primeira vinda de Siphon, ainda em regime de shuttling, ao Brasil, no ano de 2006.

 

Mais notícias

Copa do Criadores: confira o regulamento atualizado e inscreva seu produto!

Pagamento tardio da taxa universal poderá ser realizado até a próxima sexta-feira (30). Imagem da capa: Porfírio Menezes/O Favorito Turfe

Em final de emoção, Xianggang Idol vence o Clásico Benito Villanueva

Crioulo do Haras Santarém prevaleceu na listed race de Maroñas.

O equilíbrio dá o tom, na Taça de Prata de potros

Destacados valores da geração 2022 irão à pista, por ocasião do GP João Adhemar de Almeida Prado - Taça de Prata (G1).