Gávea: Bay Ovar assume a liderança entre as fêmeas
Potranca do Stud Best Friends venceu o Clássico Ministério da Agricultura (L), na segunda vitória da campanha.
Atração do dia (24), no Jockey Club Brasileiro, o Clássico Ministério da Agricultura (L), em 1.300m na pista de grama (pesada, com 9m de cerca móvel), para potrancas de 2 anos, teve em Bay Ovar, filha de Drosselmeyer e Stick Around (Roi Normand), de criação do Haras Fronteira P.A.P. e propriedade do Stud Best Friends, a sua vencedora.
Largando limpa, Bay Ovar assumiu a ponta pela baliza um. Em segundo corria Artilharia Pesada (Trinniberg), acionando Hammana (Discreet Cat) em terceiro. Poppins Mary (Shanghai Bobby) e Morena de Bagé (Agnes Gold) depois.
Por mais que Artilharia Pesada, durante a curva, tenha livrado pequena vantagem sobre Bay Ovar, esta recuperou-se rapidamente, retomando a ponta, pelos paus. Na reta de chegada, Artilharia Pesada logo renunciou à briga, dando vez aos avanços de Hammana e Morena de Bagé.
Exigida por Henderson Fernandes, porém, Bay Ovar resistiu, com valentia e categoria, durante toda a extensão do tiro direto. Morena de Bagé (2 e ¾) formou a dupla, deixando Hammana (3 e ¼) em terceiro. Depois, Poppins Mary (21 e ¾) e Artilharia Pesada (22 e ½). Não correram: Mariana do Brejo e L’Armeé Rouge.
Treinada por Idelfonso Coelho Souza, Bay Ovar obteve a segunda vitória em duas saídas. A terceira mãe de Bay Ovar, Griffe de Paris (Telescópio), revelou-se ganhadora de G1 em pista e na reprodução consta nos pedigrees, ora como mãe, ora como avó, de diversos ganhadores clássicos, a exemplo de Lady de Paris, Global Hunter, Ollagua e Una Beleza.
Tempo de 1:20.88.