02 maio 2021 | 13:23:21

Halston vence G3 e faz história em Hong Kong

Brasileiro criado pelo Haras Cifra, ao vencer a Queen Mother Memorial Cup (G3), tornou-se o primeiro sul-americano, na história, a vencer prova de graduação internacional, em Hong Kong.


Halston tornou-se o primeiro sul-americano ganhador de prova internacionalmente graduada, em Hong Kong

Imagem: Divulgação Hong Kong Jockey Club

O domingo (2) amanheceu revestido de importância e comemoração, para a criação brasileira – e sul-americana. Em Sha Tin, Halston (no exterior, rebatizado de Butterfield), 5 anos, filho de Setembro Chove e Londrinita (Fahim), de criação do Haras Cifra e propriedade de Yue Yun Hing, tornou-se o primeiro animal, oriundo da América do Sul, a vencer uma prova de graduação internacional, em Hong Kong, ao levantar a Queen Mother Memorial Cup (G3), em 2.400m na pista de grama, para produtos de 3 e mais anos, com HK$ 3,5 milhões (R$ 2,4 milhões) de dotação.

Mesmo apanhando excelente partida e assumindo, provisoriamente, a ponta, Halston foi recolhido, por Matthew Poon, passando a correr em quarto. No tiro direto, foi lançado por dentro do badalado irlandês Russian Emperor, um Galileo “ex-Coolmore”, ganhador de G3 em Ascot e vindo de formar a dupla no Hong Kong Derby. Rapidamente desvencilhou-se do europeu, passando a atacar os ponteiros.

Em carga insistente, Halston alcançou o disco uma cabeça sobre o também irlandês Charity Fun. Reliable Team, agarrado à dupla, foi o terceiro. O chileno Look Pen (em Hong Kong, chamado Panfield), múltiplo ganhador de G1 no país natal e terceiro colocado no Hong Kong Derby, foi o quinto.

Treinado por C. S. Shum, Halston passa a somar 7 primeiros lugares em 27 corridas. Vencedor dos Grandes Prêmios Derby Paulista (G1) e Ipiranga (G1), no Brasil, Halston somou sua 3ª vitória (sendo a 1a clássica), em Hong Kong, onde seus prêmios alcançam a expressiva cifra de R$ 4,5 milhões.

Tempo de 2:28.14.

Mais notícias

No Rio de Janeiro, hora e vez das tríplices coroas

Um fim de semana de muita emoção promete se desenrolar nas pistas do Rio de Janeiro. Com chamativas programações, o Jockey Club Brasileiro dará início às suas tríplices coroas, e assim, alguns dos melhores animais em atividade no turfe brasileiro darão o ar de sua graça na raia carioca.

Primeiro Seminário de Turfe do Rio Grande do Sul tem programação divulgada

Evento será realizado nos dias 3 e 4 de maio, no Jockey Club do Rio Grande do Sul.

Liderança dos potros em jogo!

GP Jockey Club Brasileiro (gr.I) marcará embate da geração 2015 no festival máximo do turfe brasileiro.