14 dez 2021 | 15:05:58

Hong Kong: dos super craques a João Moreira, um festival marcante

Realizado em Sha Tin, o Hong Kong International Races encerrou a temporada do turfe internacional, de 2021, em alto estilo.


Loves Only You, por dentro, resistiu à carga de Hishi Iguazu

Imagem: Divulgação HKJC

Num turfe cada vez mais globalizado, o festival internacional de Hong Kong passa a ocupar lugar cativo, no calendário dos grandes meetings turfísticos, ao redor do mundo. Com corridas regadas a excelentes animais e profissionais, a jornada da primeira quinzena de dezembro faz as vezes de despedida para o calendário das corridas de maior renome do globo, iniciado doze meses atrás.

No ponto mais alto da programação, a japonesa Loves Only You, que há um mês havia vingado, nos Estados Unidos, na Breeders’ Cup Filly & Mare Turf (G1), desacatou os machos por conta da Hong Kong Cup (G1), em 2.000m na raia de grama, para produtos de 3 e mais anos, com HK$ 30 milhões (mais de R$ 21,6 milhões) de bolsa.

A exemplo do que ocorreu na Califórnia, Yuga Kawada apostou no risco de atropelar por dentro, com Loves Only You. Chegou, novamente, a ter alguma dificuldade para encontrar passagem, na entrada da reta final. Com caminho livre, porém, a fantástica égua arrematou com a disposição que lhe é peculiar, encontrando forças, ainda, para superar o também japonês Hishi Iguazu, por meia cabeça. Hishi Iguazu, aliás, conduzido por um João Moreira, que, um pouco antes, já havia garantido o seu próprio G1, no festival.

Foi o bridão brasileiro quem conduziu Glory Vase ao bicampeonato do Hong Kong Vase (G1), em 2.400m na grama, para animais de 3 e mais anos, e HK$ 20 milhões em prêmios. O corredor japonês, que, em 2019, havia vencido o mesmo páreo, desta feita bateu o favorito Pyledriver, um britânico ganhador, em seu país de origem, da Coronation Cup (G1). A fêmea Abaiyra, múltipla ganhadora clássica, na França, ficou com a terceira posição.

O brasileiro Halston (por Setembro Chove, de criação do Haras Cifra) também foi à raia na prova, tendo finalizando em sétimo. Corrido de alcance, o alazão não atropelou, na reta final, perdendo contato com os que corriam à sua frente.

Outra atração do festival, a Hong Kong Mile (G1), em 1.600m na grama, para produtos de 3 e mais anos, com dotação de HK$ 26 milhões, deu sequência à campanha espetacular de Golden Sixty, um australiano que figura como um dos melhores animais da história do turfe local. Vencedor de 19 das suas 20 corridas, o filho de Medaglia D’Oro tornou-se bicampeão da prova.

Da quadra de páreos componentes do festival, a maior surpresa ficou por conta da Hong Kong Sprint (HK-G1; listed para efeitos de graduação internacional), em virtude da vitória de Sky Field, um 5 anos filho do australiano Deep Field. A prova restou marcada por uma múltipla rodada, envolvendo 4 cavalos – incluindo o favorito Lucky Patch. Dentre os mais apostados, Courier Wonder (outra montaria de João Moreira) foi quem obteve melhor colocação, ao finalizar em terceiro.

Mais notícias

Copa dos Criadores: provas classificatórias que dispensam o pagamento de added

Pelo artigo 10º do regulamento da Copa dos Criadores, vencedores de provas selecionadas como classificatórias para o festival ficam dispensados do pagamento de added. Confira!

Porto Alegre: Hubli vence o Clássico Estensoro

Filho de Agnes Gold, pertencente ao Stud Kid, conquistou êxito na chamada principal do Hipódromo do Cristal.

Maroñas: Fustic vence G3 no gramado uruguaio

Filha de Quick Road, criada no Brasil pelo Haras Calunga e pertencente ao Stud Crespi, conquistou o Clásico Antonio, Antonio y Cyro Mattos (gr.III).