25 maio 2019 | 17:26:29

Ivar: um espetáculo brasileiro na pista de San Isidro

Numa demonstração esplendorosa, potro do Stud Rio Dois Irmãos venceu o Gran Criterium (gr.I).


Ivar corre uma enormidade.

Imagem: Transmissão San Isidro

Neste sábado (25), em San Isidro, produtos de 2 anos disputaram o Gran Criterium (gr.I), em 1.600m na pista de grama (pesada). Numa demonstração de incrível poderio locomotor, venceu o brasileiro Ivar, filho de Agnes Gold e May Be Now (Smart Strike), criado – nos campos da Fazenda Mondesir, em Bagé/RS – pelo Stud Rio Dois Irmãos, que também detém sua propriedade.

Enquanto o alazão Guest Rimout (Remote) ditava o ritmo do páreo, na dianteira, José Aparecido não demonstrava qualquer preocupação em aproximar Ivar dos ponteiros. O castanho escuro corria acomodado, entre as sétima e oitava colocações, à espera da reta final.

Quando chegada a hora da verdade, Ivar deu a impressão de flutuar pelo gramado argentino, enquanto seus adversários pareciam petrificados. Aparecido levou-o pelas balizas de dentro, sem qualquer dificuldade, e a 400 metros do disco era dele – a puro a galope – a primeira colocação. Ajustando seu conduzido, porém abdicando do uso do chicote, o bridão brasileiro viu Ivar abrir nada menos que 6 corpos sobre Roman Roy (Fortify), o segundo colocado.

Treinado por Juan Etchechoury, Ivar obteve sua segunda vitória em duas apresentações. Percorreu a milha no tempo de 1:38.07. Trata-se do terceiro produto da norte-americana May Be Now, importada pelo Stud Rio Dois Irmãos para o Brasil, na década passada. Competindo na Gávea, May Be Now venceu, dentre outros páreos, o GP Marciano de Aguiar Moreira (gr.II).

A vitória de Ivar rendeu ao Stud Rio Dois Irmãos um feito inédito, dentre os criadores PSI, no Brasil. Considerando a vitória da também brasileira Hacksaw Ridge (Dubai Dust) no GP Jorge de Atucha (gr.I), em 2018, o Stud Rio Dois Irmãos tornou-se o primeiro centro criatório brasileiro a criar, no país, dois vencedores de provas de G1, aos 2 anos, na Argentina. No caso de Hacksaw Ridge, uma descendente de Apple Honey (por Falkland, sua 5ª mãe), genitora de Itajara e marco da criação Paula Machado.

Mais notícias

Em final emocionante, Cool Day vence o GP Carlos Pellegrini (G1)

Potro de 3 anos cumpria, apenas, a 4ª saída de sua campanha.

Ours atropela duro para conquistar batismo clássico

Corredora do Stud Chesapeake venceu o Clássico Edmundo Pires de Oliveira Dias (L).

Lo Felipe não dá susto na Prova Especial Kigrandi

Tordilho do Haras Phillipson abriu a reunião sabatina de Cidade Jardim.