27 jun 2021 | 19:25:40

Jackson Pollock confirma favoritismo na Copa ABCPCC Clássica Matias Machline (G1)

Potro do Stud Verde, criado pelo Haras Santa Rita da Serra, obteve nova vitória de graduação máxima, no momento clímax do festival.


Marcelo Gonçalves comemora a vitória de Jackson Pollock

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Prova central da Copa dos Criadores, realizada, neste domingo (27), no Jockey Club Brasileiro, a Copa ABCPCC Matias Machline (G1), em 2.000m na pista de grama (pesada), para produtos de 3 e mais anos, com premiação (added e bolsa) superior a R$ 244 mil, marcou a vitória do favorito Jackson Pollock, 3 anos, filho de Kodiak Kowboy e Notting Tomorrow (Aragorn), de criação do Haras Santa Rita da Serra e propriedade do Stud Verde.

Recente ganhador do GP São Paulo, o debutante na Gávea, Head Office, buscou a ponta, logo após a largada, fazendo valer a baliza 1. Olympic Korchnoi, vindo do outro extremo do partidor, corria na segunda posição. Playa Los Ingleses e Novo Sol disputavam, emparelhados, o terceiro. Mem Cade Ce, o companheiro de farda de Jackson Pollock, corria, de modo surpreendente, em quinto – tendo em vista que, se não todos, ao menos boa parte dos turfistas esperavam sua atuação como “faixa”, brigando na ponta.

Jackson Pollock, rente à cerca, era o nono e último.

Terminada a reta oposta, nada de alterações na disposição dos primeiros lugares. Por outro lado, Jackson Pollock ganhou posições, avançando pelos paus e passando para sétimo.

Na reta final, Head Office recebeu o “calor” de Olympic Korchnoi. Um pouco mais por fora, Novo Sol avançava, com boa ação. Já no fundo do pelotão, um lance que resultou em discussão e polêmica, após o disco: Jackson Pollock, sacado para fora por Marcelo Gonçalves, a fim de ter caminho livre para arrematar, levou consigo Olympic Jhonsnow. Este esbarrou em Mem Cade Ce que, por sua vez, prensou Olympic Kremlin contra Imperatore Pietro.

A 300 metros do disco, Jackson Pollock desenrolou sua atropelada, para cima daqueles que corriam à frente. Rapidamente, tomou para si o primeiro posto. Sem ter sua vitória posta em xeque, cruzou o disco 2 corpos e ½ à frente de Olympic Korchnoi, com Olympic Kremlin finalizando em terceiro, menos de 1 corpo atrás do segundo. Head Office e Novo Sol, repetindo as chamativas corridas do GP São Paulo, figuraram bem e completaram o marcador, próximos do trio que chegou à frente.

Depois do páreo, o jóquei de Olympic Kremlin, Valdinei Gil, reclamou prejuízos de Mem Cade Ce (componente da parelha de Jackson Pollock). Após longa análise, a comissão de corridas do Jockey Club Brasileiro deliberou pela manutenção do resultado em pista, confirmando o páreo na ordem de chegada.

A seguir, Playa Los Ingleses, Olympic Jhonsnow, Mem Cade Ce e Imperatore Pietro.

Responsável pelo treinamento dos 3 primeiros colocados, Luis Esteves obteve a merecida vitória na prova, após passar perto, nos 2 últimos anos, com 2 segundos lugares. Jackson Pollock, por sua vez, obteve a vitória de número 4 em sua campanha, após 10 corridas. Outras vitórias clássicas suas aconteceram nos Grandes Prêmios Jockey Club Brasileiro (G1) e Doutor Frontin (G2).

Tempo de 2:02.84.

Mais notícias

Zilhão Dolar confirma no quilômetro e conquista batismo clássico

Potro do Haras Free Way conquistou o Clássico Presidente Herculano de Freitas (L).

Atenção proprietários: segunda parcela do added e penalidades têm prazo na sexta-feira (28/7)

Festival do turfe brasileiro será realizado no dia 5 de agosto, no Jockey Club de São Paulo. Segunda parcela do added e penalidades deverão ser pagas até o dia 28/7.

Especial Leilão da Criação Nacional: Haras Santarém

Sylvio Bertoli e Impression Imagem: Arquivo pessoal Há pouco mais de 45 anos, quando dera seus primeiros passos na criação, dificilmente alguém suporia que Sylvio Bertoli chegaria tão longe com o seu Haras Santarém. Ao longo do tempo, a criação ali desempenhada rendeu resultados que hoje fazem do haras objeto de reconhecimento a nível nacional e internacional. E o histórico de emblemáticas conquistas... [continua ]