Join Battle supera Olympic Harvard na Batalla de Las Piedras
No festival uruguaio, Rainha Pioneira foi outro destaque da criação brasileira.
Na última quarta-feira (18), em Las Piedras, foi disputado o Gran Premio Batalla de Las Piedras, em 2.000m na raia de areia, para produtos de 3 e mais anos. Com domínio dos animais brasileiros, venceu Join Battle, 3 anos, filho de Catch A Flight e Tarry Town (Wild Event), de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Vincere, levando a melhor sobre o também nacional Olympic Harvard (Drosselmeyer), do Haras Regina.
José da Silva foi o jóquei de Join Battle, que ditou o ritmo das ações desde a largada. Escapando à frente dos adversários na entrada da reta final, o castanho não teve sua vitória ameaçada em altura alguma do tiro direto. Olympic Harvard, corrido em demasiado alcance por Hector Lazo, chegou atrasado para a festa, tendo se contentar com a segunda colocação, a 2 corpos.
Her Majesty foi o terceiro colocado.
Responsável pelo treinamento dos dois primeiros colocados, Antônio Luis Cintra encilhou Join Battle em sua 4ª vitória em 7 corridas. Tempo de 2:07.51.
Na mesma jornada, Rainha Pioneira, 7 anos, filha de Pioneering e Rainha de Ponta (Blade Prospector), de criação e propriedade do Haras Belmont, derrotou os machos no Gran Premio Reapertura Hipódromo Las Piedras, em 1.200m na raia de areia, para produtos de 3 e mais anos.
Conduzido por Luis Cáceres, Rainha Pioneira superou o também brasileiro Jumpingboard (por Adriano, de criação do Haras Santa Maria de Araras) por pescoço, em final de rigor. Mango Jangle, criado no Brasil pelo Haras Phillipson, ficou com a quarta posição.
Mantida em excelente estado por Ricardo Colombo, Rainha Pioneira obteve a 23ª vitória em 40 corridas. Relógios parados na marca de 1:12.94.