10 jan 2023 | 23:57:37

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (24ª edição)


Vagner Borges e Sight Success brilharam em prova de G3 disputada em Hong Kong.

Imagem: Hong Kong Jockey Club (Divulgação)

ESTADOS UNIDOS

LUAN DA SILVA MACHADO (L. S. Machado): Começando o ano como a largada de um Quarto de Milha, Luan Machado já aparece com 7 primeiros lugares e mostra que este ano promete e muito para o brasileiro.

Assinando montarias no Hipódromo de Turfway Park, o brasileiro teve uma semana muito proveitosa, começando com a vitória de Dragon Drew, no dia 4 de janeiro. Depois, com Smooth Like Ice e Yellow Creek Road, no dia 5. A bordo de Coll Rags, no dia 6, venceu um allowance optional claiming. 

No dia 7, Luan emplacou, nada menos, que um hat trick. Malibu Time, o badalado Scoobie Quando (venceu o Turfway Prevue Stakes) e Jungle Warfare (vencedor de prova em que o brasileiro Nautilus foi o quarto colocado) foram suas montarias vitoriosas. 

No vídeo abaixo, Luan Machado vence com Scoobie Quando (número 6), em um lindo mano a mano e com a costumeira tocada enérgica.


FAUSTO HENRIQUE (F. Henrique):
 Iniciando o ano com o pé direito no Hipódromo de Turf Paradise, Fausto venceu com as duas oportunidades, para as quais assinou compromisso, no dia 3 de janeiro.

Primeiramente, o brasileiro foi para a foto com Hello Handsome (pule de 15 por 1), no terceiro páreo do dia. Depois, na sexta prova, venceu com Shoe Game, que recebe o treinamento de Juan Silva.

TIAGO JOSUÉ PEREIRA (T. J. Pereira): Nosso "TJ" também já visitou o "winners circle" este ano.

Com Unwritten Code, em sua única oportunidade, no dia 6 de janeiro, e, com Stay In The Game, no dia 7, o brasileiro conquistou as suas duas primeiras vitórias, em 2023.

Stay In The Game (vídeo abaixo - número 4), muito bem trazido pelo brasileiro, é treinado por Steve Knapp e, em um emocionante final, chegou à primeira conquista de sua campanha.


DUBAI

JOSÉ DA SILVA (J. Moura): Com o brasileiro Long Kiss (filho de Adriano e Kiss Me Dear, por Bernstein), José da Silva venceu o Jumeirah Classic Trial, sendo esta sua principal conquista por lá nesta temporada.

Long Kiss chegou à sua segunda conquista nesta temporada e bateu rivais da gigante Godolphin e de Sleeve It Ltd., em um lindo final - no qual vários animais chegaram brigando pela vitória.


SINGAPURA

MANOEL NUNES (M. Nunes): Indo para a foto na primeira reunião do ano e na primeira disputa do dia, Nunes começou a nova temporada de Singapura vencendo.

Com Mister Dynamo, do treinador T. Fitzsimmons, Nunes venceu um class 5 e, depois, no quinto páreo da reunião, voltou para o "winners circle", com Cosmic Dancer, em um open maiden.

Confira a conquista do brasileiro com Mister Dinamo (número 5), na abertura da reunião.


HONG KONG

VAGNER BORGES (V. Borges): Começando o ano da melhor forma possível, nosso já consagrado piloto foi para a primeira foto do ano vencendo a The Bauhinia Sprint Trophy, uma prova de Grupo 3.

Responsável pelo comando das rédeas de Sight Success, Borges largou pela baliza 14, ficando próximo do primeiro colocado durante o percurso no retão gramado. Quando solicitou por seu conduzido, este respondeu, com boa ação, junto à cerca externa. Para brigar pela ponta, teve que se ver com Rewarding Together (este conduzido por Silvestre de Sousa) livrando vantagem de cabeça, no disco, e fazendo a dupla de pilotos brasileiros.

Essa conquista veio em ótimo momento para o brasileiro, pois as oportunidades por lá estão cada vez mais acirradas devido ao excelente nível técnico dos pilotos.

Sight Sucess é treinado por John Size e chegou à vitória de número 8, sendo esse seu batismo clássico. Replay no link abaixo.

https://racing.hkjc.com/racing/video/play.asp?type=replay-full&date=20230108&no=09&lang=eng 

SILVESTRE DE SOUSA (S. de Sousa): Mantendo a rotina de conquistas em Hong Kong, Sousa venceu uma disputa na quarta-feira, dia 4 de janeiro, no Hipódromo de Happy Valley, pilotando Faribalt, que deixou na segunda colocação Universal Crown (este conduzido por Vagner Borges).

No domingo, também com uma vitória, Silvestre venceu a quarta disputa do dia com Compassion Super e chegou à 25ª conquista na temporada.

RUAN MAIA (R. Maia): Também no dia 4, Maia foi para a foto em um class 4 a bordo de Top Top Tea, no hipódromo de Happy Valley. Depois, em Sha Tin, no último domingo, Maia venceu um forte class 1 (sendo esta sua principal conquista em Hong Kong, até o momento), conduzindo o lindo tordilho Chancheng Prince e batendo Apache Pass, que recebeu a condução de Silvestre de Sousa.

QATAR

CARLOS HENRIQUE (C. Henrique): Pilotando o tordilho Metrash, Henrique, em bela condução, venceu a primeira do ano no Qatar - e soma agora 10 vitórias no ano hípico.

Metrash venceu o primeiro páreo da programação do dia 4 de janeiro e recebe o preparo de Alanoud Khalifa Al-Malki.

ARGENTINA

FRANCISCO LEANDRO (F. Leandro): Já na primeira reunião do ano, no Hipódromo de Palermo, nosso piloto deu as cartas e foi para foto em 5 oportunidades - dando continuidade ao excelente trabalho feito por ele e iniciando a temporada na ponta das estatísticas.

No dia em questão, o brasileiro venceu, logo na abertura da reunião, com Corona Tack. Depois, venceu com Cheburek o terceiro páreo, com Blufi no oitavo e a bordo de Famosa Star no décimo. Na décima primeira disputa do dia, um dos destaques da reunião, o Handicap Dancing Moss, Leandrinho foi para a foto com Dar El Alma, chegando à vitória de número 5 na reunião.

No dia seguinte, já no hipódromo de La Plata, Francisco venceu mais 3 carreiras, chegando a oito conquistas neste início de ano, que se inicia da melhor forma possível para o brasileiro.

Ainda em ritmo forte de conquistas, o brasileiro venceu mais 3 carreiras no dia 9 de janeiro no Hipódromo de Palermo e já aparece com mais de 20 triunfos na temporada. Com esse início avassalador, a meta de Leandro, de quebrar o recorde de vitórias em uma única temporada, parece ser bem possível de ser atingida, se tudo correr bem durante o ano.

Confira a conquista de Dar El Alma no vídeo abaixo número 3.


por Fábio Zerbini

 

Mais notícias

Grand Amiga levanta o GP Duque de Caxias (gr.II)

Defensora do Haras Cifra conquistou seu primeiro êxito clássico em solo carioca.

Maximum Drive confirma favoritismo, no teste para a Pegasus Brasil Classic

Corredor do Haras Springfield foi o melhor na Prova Especial Homero Pinhatari Oliva,

PE Vicente Romano: King Four, "aos esbarros", o melhor!

Corredor do Stud Angel é arenático de altíssimo padrão.