Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (38ª edição)
AUSTRÁLIA
JOÃO MOREIRA (J. Moreira): Fantástico!! Nosso "Magic Man" continua a assombrar a todos em sua passagem pela Austrália. No dia 15, escreveu mais um belo capítulo em sua carreira, vencendo 3 provas na importante jornada de disputas, sendo duas delas provas clássicas.
Começando na quarta disputa do dia, com a boa potranca Olentia, Moreira venceu o MOSTYNCOPPER JAMES H B CARR STAKES (G3) para o treinador Chris Waller. Depois, com o craque Militarize (com quem havia vencido prova de G1 há duas semanas), o "Fantasma de Cidade Jardim" voltou a brilhar em prova de graduação máxima, indo para a foto no MOËT & CHANDON CHAMPAGNE STAKES (G1). Encerrou o dia, então, vencendo um handicap pilotando Democracy Manifest. Em uma brilhante condução (sempre por dentro), Moreira conquistou seu hat-trick desfilando todo seu talento para o público presente.
Abaixo as vitórias do brasileiro:
Com Olentia (número 8), Moreira venceu prova de Grupo 3.
Colocando mais um Grupo 1 em seu cartel, Moreira foi para a foto com Militarize (número 2), no Champagne Stakes.
Em condução "de cinema", Moreira conquista seu hat-trick com Democracy Manifest (número 9).
ESTADOS UNIDOS
FAUSTO HENRIQUE (F. Henrique): Melhorando, a cada dia, seu aproveitamento de vitórias, o brasileiro venceu com as duas oportunidades que tinha na reunião do dia 15, no Hipódromo de Turf Paradise. Montando para o treinador Kevin Eikleberry, pilotou Calebs Lady no segundo páreo e Willtobelucky na sexta prova. Assim, Henrique chegou a 34 pontos na temporada.
Sendo mais requisitado a cada dia, o brasileiro também venceu na reunião do dia 10, indo para a foto com Loopy, para o treinador Juan Silva.
SINGAPURA
MANOEL NUNES (M. Nunes): Vencendo mais duas disputas em Singapura, o brasileiro segue na ponta das estatísticas e busca mais um título por lá.
No quinto páreo do dia, Nunes foi para a foto com Raising Sixty-One, depois de um lindo mano a mano com Lion Spirit (este pilotado pelo brasileiro Bernando Pinheiro, que conseguiu matrícula por lá depois de brilhar na temporada de Dubai). A outra conquista de Nunes aconteceu pilotando City Gold Forward, em um class 3.
No vídeo abaixo, confira o belo mano a mano dos brasileiros (com os números 1 e 4).
MALÁSIA
EDSON FERREIRA FILHO (E. Ferreira Filho): Depois de conquistar seu primeiro triunfo na Malásia, E. Ferreira Filho voltou a brilhar e somou mais duas conquistas, ganhando seu espaço e a confiança dos treinadores e proprietários no novo país.
Com Skyscraper (vídeo abaixo, número 4), o brasileiro conquistou o primeiro triunfo do dia. Acompanhando de perto o ritmo imposto pelo ponteiro, o brasileiro tomou a ponta na entrada de reta, tendo que lutar com o favorito da competição - que veio de trás e vendeu caro a derrota. No disco, meia cabeça de diferença a favor do brasileiro.
A segunda conquista de Ferreira aconteceu na sétima prova, conduzindo Najwan para a foto da vitória.
QATAR
CARLOS HENRIQUE (C. Henrique): Conquistando mais duas importantes vitórias em Doha, no Qatar, o brasileiro foi para a foto da vitória com Dhi Qar, no dia 12 de abril, em um class 6. No dia seguinte, voltou a visitar o winner's circle, desta feita pilotando Real Cecile, ocasião em que Carlos venceu um forte class 2 para o treinador Alban Elie De Mieulle e chegou à vitória de número 14, na temporada.
No vídeo abaixo, confira a bela vitória do brasileiro com Real Cecile (número 16).
URUGUAI
CARLOS LAVOR (C. Lavor): Conquistando suas primeiras vitórias depois da sua transferência para o Uruguai, Lavor venceu duas provas nesse final de semana para o Haras Phillipson e para o treinador Raimundo Soares.
A primeira conquista veio através da condução do tordilho Olimpo Mt (vídeo abaixo), no dia 15. Já no dia 16, com Queen Vicky, o brasileiro voltou a vencer e chegou ao seu segundo triunfo em sua nova jornada.
Ainda no Uruguai, a disputa mais importante da semana foi o CLÁSICO GRAN BRETAÑA. A a vitória ficou com Warm Punch, que foi conduzido por Vagner Leal e deixou na segunda colocação a brasileira Olise, esta pilotada por Hector Lazo.
No vídeo abaixo, a vitória clássica de Leal e Warm Punch.
por Fábio Zerbini