19 maio 2018 | 21:40:33

Justify supera adversários e neblina para vencer o Preakness Stakes (gr.I)

Filho de Scat Daddy confirmou seu favoritismo e agora fica a uma vitória da conquista da tríplice coroa norte-americana.


Justify: a um passo da tríplice coroa.

Imagem: Rob Carr/Getty Images

Diante de mais de 134 mil pessoas e debaixo de forte neblina, Justify, filho de Scat Daddy e Stage Magic (Ghostzapper), de criação de John D. Gunther e propriedade de WinStar Farm LLC, China Horse Club and SF Racing LLC, conquistou o Preakness Stakes (gr.I), em 1.900m na pista de areia (encharcada), com US$ 1,5 milhão de bolsa, para produtos de 3 anos. Vindo de vencer o Kentucky Derby (gr.I), Justify fica, portanto, a uma vitória de conquistar a tríplice coroa norte-americana.

Num mano a mano com Good Magic (Curlin) desde a largada, Justify em momento algum deixou de brigar pela primeira posição. Na cabeceira da última curva, Mike Smith começou a procurar por Justify.

Até a altura dos 200 finais, visibilidade bastante comprometida. Nessa altura, porém, Justify irrompeu a neblina já com a corrida dominada. Bravazo (Awesome Again) chegou a atropelar com desenvoltura, mas teve de se contentar com a formação da dupla a ½ corpo. Tenfold (Curlin) e Good Magic, agarrados ao segundo colocado, deram números finais à quadrifeta.

Talhado às conquistas e feitos, Bob Baffert poderá tornar-se o segundo treinador na história a levantar a tríplice coroa dos Estados Unidos, por duas vezes. Jim Fitzsimmons, nos anos de 1930 e 1935, com Gallant Fox e Omaha, respectivamente, foi o primeiro a fazê-lo. Em 2015, American Pharoah, ao encerrar jejum de 37 anos sem tríplices coroados no país, abriu a série para Baffert.

O Belmont Stakes (gr.I), que encerrará a tríplice coroa norte-americana, será corrido no próximo dia 9 de junho, na distância dos 2.400 metros, em Belmont Park.

Mais notícias

Arrogate e Winx largam empatados na corrida pelo prêmio de melhor PSI do mundo

Tanto o tordilho da Juddmonte Farms quanto a craque australiana começaram 2017 com tudo

Tinindo, Concentré conquista o "bi" na Prova Especial Teothonio Piza Lara

Fundista do Stud Ceprano é filho do nacional Dídimo.

Aos 25 anos, Dansili despede-se da criação mundial

Garanhão da Juddmonte produziu mais de 150 stakes winners.