06 ago 2022 | 13:21:13

Margarida Polak Lara e a Taça de Prata de Potrancas

Com a invicta Little Beauty em pista, fêmeas disputarão prova de G1 que homenageia a primeira dama do turfe brasileiro.


Margarida Polak Lara recebe, juntamente de Albênzio Barroso, o troféu pela vitória de Off The Way no GP Brasil.

Imagem: Arquivo JCSP

Um dos momentos mais aguardados da Copa dos Criadores, o Grande Prêmio Margarida Polak Lara (G1) marca a disputa da Taça de Prata de Potrancas. A cada edição do páreo, uma nova oportunidade de revisitar a história da primeira dama do turfe brasileiro.

Russa, nascida na primeira década do século XXI, Margarida veio ao Brasil para fazer parte dar corpo a um dos nossos mais emblemáticos centros criatórios. Ao lado do marido, Henrique de Toledo Lara, Margarida fundou o Haras Faxina, nos anos 1940.

A farda negra e dourada serviu de vestimenta aos jóqueis de corredores inesquecíveis. Tarefa ingrata, inclusive, ater-se a apenas um deles. Narvik, Off The Way, Rabat: animais que marcaram época. Nas estantes do Haras Faxina, passaram a ser enfileirados, então, troféus de todas as nossas principais provas, tanto do calendário paulista, quanto no Rio de Janeiro.

Margarida faleceu aos 107 anos de idade, em 2013. Desde o ano 2000, a Taça de Prata reservada às potrancas, no festival da Copa dos Criadores, leva seu nome.

Dos 1.000 aos 1.600 metros, nas raias leve, macia e pesada, fato é que, até o momento, Little Beauty (por Drosselmeyer, de criação do Haras Anderson e propriedade do Haras Sweet Carol) fez-se imbatível. Mais uma vez, porém, a corredora tem a sua liderança posta em xeque.

De todas as inscritas, talvez quem mais tenha dado impressão de poder derrotar Little Beauty foi a ainda perdedora Bloody Mary (por Agnes Gold, da Fazenda Mondesir). Tendo saltado o Criterium de Potrancas na semana do GP Brasil, volta, diretamente, no G1 deste domingo. Nesse mesmo Criterium, Lah Lah Lah (por Emcee, de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Happy Again) cumpriu boa atuação, finalizando em terceiro. People Ask (por Hat Trick, do Haras Figueira do Lago) confirmou seu favoritismo na prova seletiva.

Lullaby, Tantantan, Rennes, Nibble, In-Uky, Twist And Shout, Qumprida Meleca, Luminosidad e Quixodó são as demais postulantes à glória, na Taça de Prata.

O Grande Prêmio Margarida Polak Lara – Taça de Prata (G1) será disputado no 6º páreo do próximo domingo, na Gávea, e está marcado para as 17h12.

A COPA DOS CRIADORES ESPERA POR VOCÊ!

Mais notícias

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (42ª edição)

André Luis Silva e More Than Reward vencem em Macau. Imagem: Macau Jockey Club Divulgação MACAU ANDRÉ LUIS SILVA (A. L. Silva): O brasileiro venceu sua primeira carreira em Macau após sua transferência para a sua nova jornada. Pilotando More Than Reward (vídeo abaixo), uma pule de 14 por 1, André foi para a foto, surpreendendo os mais cotados no fechamento da reunião do... [continua ]

Em teste para o GP São Paulo, Link Olímpico carimba G3

De volta à pista de grama, filho do nacional Plenty of Kicks, pertencente ao Haras Regina conquistou o GP Presidente Raphael Aguiar Paes de Barros (gr.III).

Tupungato lidera quadrifeta brasileira no "Piñeyrua"; confira mais sobre o "Ramirez 2024"

Brasileiro criado pelo Haras Dilema rendeu mais uma vitória à criação nacional, no embate dos milheiros do festival máximo uruguaio.