06 ago 2022 | 10:21:13

Margarida Polak Lara e a Taça de Prata de Potrancas

Com a invicta Little Beauty em pista, fêmeas disputarão prova de G1 que homenageia a primeira dama do turfe brasileiro.


Margarida Polak Lara recebe, juntamente de Albênzio Barroso, o troféu pela vitória de Off The Way no GP Brasil.

Imagem: Arquivo JCSP

Um dos momentos mais aguardados da Copa dos Criadores, o Grande Prêmio Margarida Polak Lara (G1) marca a disputa da Taça de Prata de Potrancas. A cada edição do páreo, uma nova oportunidade de revisitar a história da primeira dama do turfe brasileiro.

Russa, nascida na primeira década do século XXI, Margarida veio ao Brasil para fazer parte dar corpo a um dos nossos mais emblemáticos centros criatórios. Ao lado do marido, Henrique de Toledo Lara, Margarida fundou o Haras Faxina, nos anos 1940.

A farda negra e dourada serviu de vestimenta aos jóqueis de corredores inesquecíveis. Tarefa ingrata, inclusive, ater-se a apenas um deles. Narvik, Off The Way, Rabat: animais que marcaram época. Nas estantes do Haras Faxina, passaram a ser enfileirados, então, troféus de todas as nossas principais provas, tanto do calendário paulista, quanto no Rio de Janeiro.

Margarida faleceu aos 107 anos de idade, em 2013. Desde o ano 2000, a Taça de Prata reservada às potrancas, no festival da Copa dos Criadores, leva seu nome.

Dos 1.000 aos 1.600 metros, nas raias leve, macia e pesada, fato é que, até o momento, Little Beauty (por Drosselmeyer, de criação do Haras Anderson e propriedade do Haras Sweet Carol) fez-se imbatível. Mais uma vez, porém, a corredora tem a sua liderança posta em xeque.

De todas as inscritas, talvez quem mais tenha dado impressão de poder derrotar Little Beauty foi a ainda perdedora Bloody Mary (por Agnes Gold, da Fazenda Mondesir). Tendo saltado o Criterium de Potrancas na semana do GP Brasil, volta, diretamente, no G1 deste domingo. Nesse mesmo Criterium, Lah Lah Lah (por Emcee, de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Happy Again) cumpriu boa atuação, finalizando em terceiro. People Ask (por Hat Trick, do Haras Figueira do Lago) confirmou seu favoritismo na prova seletiva.

Lullaby, Tantantan, Rennes, Nibble, In-Uky, Twist And Shout, Qumprida Meleca, Luminosidad e Quixodó são as demais postulantes à glória, na Taça de Prata.

O Grande Prêmio Margarida Polak Lara – Taça de Prata (G1) será disputado no 6º páreo do próximo domingo, na Gávea, e está marcado para as 17h12.

A COPA DOS CRIADORES ESPERA POR VOCÊ!

Mais notícias

Raptor’s mostra forma para a tríplice coroa

Potro do Haras do Morro levantou o Grande Prêmio Frederico Lundgren (G3), rendendo ao treinador Luis Esteves nada menos que a sua quinta conquista consecutiva no histórico do páreo (tendo emplacado sua segunda dobrada seguida na competição).

Austrália: filha de Black Caviar vence a primeira em Geelong

Na segunda saída de sua campanha, a 3 anos Oscietra venceu eliminatória na pista sintética.

Marilyn conquista batismo clássico no Grande Prêmio Independência (gr.III)

Filha do nacional Pavillon pertence ao Stud Meyer.