13 maio 2024 | 23:33:57

Maroñas: Xis e Olympic Osaka dominam clássicos da nova geração

Animais brasileiros foram destaque nos páreos reservados à geração 2021, no final de semana uruguaio.


Xis conquistou fácil vitória.

Imagem: Transmissão H.R.U.

No último final de semana, em Maroñas, produtos da geração 2021 disputaram duas provas do calendário clássico local. Em ambas, vitórias de animais brasileiros.

Xis, filho de Camelot Kitten e Energia Galileo (Agnes Gold), de criação do Stud Bela Esperança e propriedade do Stud Lato's, confirmou a excelente estreia (havia formado a dupla, em prova semelhante) e venceu o Clásico Jorge W. Larrañana Fraga, em 1.400m na raia de grama, para produtos de 2 anos. 

Corrido com tranquilidade por Héctor Lazo (não se impressionou com a briga inicial de Capo Boss e La Fiera, que abriram vários corpos, nas duas primeiras colocações), Xis arrematou, com disposição, na reta final, passando, com facilidade, pela dupla que corria à sua frente.

Margem de 3 corpos e 1/2 separava Xis de La Fiera, que vinha, justamente, de superar Xis, em sua estreia. Capo Boss e Kennedy Stripes depois.

Treinado por Roberto Solanés, Xis paralisou os relógios na marca de 1:23.28.

Um dia depois, potrancas de 2 anos disputaram a prova correspondente, por ocasião do Clásico Pablo Piacenza Maldonado, em 1.400m na raia de grama. Vitória de Olympic Osaka, filha de Can The Man e Almost Paradise (Northern Afleet), de criação e propriedade do Haras Regina.

Com Héctor Lazo "up", Olympic Osaka correu um páreo a parte, com Quebrillante. Na reta final, Quebrillante chocou-se com Olympic Osaka, a 200 metros do disco, atrapalhando, sobremaneira, o ritmo da brasileira. Assim, mesmo cruzando o espelho 1/2 corpo à frente de Olympic Osaka, Quebrillante foi desclassificada para segundo.

A seguir, Compradrita e Cristalina.

Roberto Solanés é o treinador de Olympic Osaka soma 3 vitórias em 3 corridas. Tempo de 1:25.82.

Mais notícias

Maroñas: Lucca Love e Tupungato garantem vitórias clássicas para a criação brasileira

Animais criados no Brasil levaram de vencidos embates importantes, da jornada de domingo (3), no Uruguai.

Adicionado alcança Índigo Guerreiro e conquista o Clássico Derby Club (L)

Pela primeira vez em defesa da farda de Giovanni Giuseppe Pompeu Magi, Adicionado conquistou nova vitória e levantou a Taça Quati.

Brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (90ª edição)

Destaque da semana: Bruno Queiroz