09 jun 2017 | 21:17:23

Na homenagem a Victorino Chermont, melhor para Rafiq

Potro do Stud Globo resistiu, em final de rigor, aos avanços de Asddrubal.

Rafiq resistiu ao tropel de Assdrubal

Imagem: Gérson Martins

Derradeira prova da chamada nobre carioca disputada na sexta-feira (9) do GP Brasil 2017, o Clássico Imprensa - Taça Victorio Chermont (L), em 1.400m na pista de areia, para produtos de 2 anos, foi vencido por Rafiq, filho de Pioneering e Laser Touch (Touch Gold), de criação do Haras Santarem e propriedade do Stud Globo.

Depois de forçar partida nos trabalhos de alinhamento, Valente Duque (Pioneering), mostrando grande disposição, foi para a ponta. Falcon Ruler (Put It Back) era o segundo. Única fêmea do lote, No La Quieras (First American) corria em terceiro, aparecendo Kingvic (Pioneering) e Asddrubal (Glória de Campeão) no fechamento das cinco primeiras posições. Numa partida longa de Wesley da Silva Cardoso, Rafiq passou para quarto na segunda metade da reta, mantendo a baliza um e, por consequência, ganhando terreno.

Abordada a reta final, Valente Duque seguia mandando e desmandando na competição. Falcon Ruler, algo solicitado por Vagner Leal, buscava atacar o ponteiro. Rafiq, por sua vez, seguia imediatamente atrás de Valente Duque, pela baliza um. 

Faltando 300 metros para o disco, Rafiq foi posicionado entre Valente Duque e Falcon Ruler. Avançando pelo espaço vago entre a dupla, o alazão avançou de pronto sobre os oponentes. Na seta dos 200 finais, Rafiq tomou a dianteira, em definitivo, dando a impressão de que somente faria aumentar sua vantagem, até o espelho. 

Ocorre que Asddrubal, atropelando com grande disposição, emplacou temível arremate para cima de Rafiq nos lances decisivos da competição. Requintes de emoção à parte, o disco chegou antes, conforme dito na gíria turfística. Rafiq alcançou a linha final 1/4 de corpo adiantado em relação a Asddrubal, terminando Gallet (por Pioneering, a 1 e 1/2) em terceiro. Falcon Ruler (2) e Valente Duque (5 e 1/2) completaram o marcador.

A seguir: Kingvic, Highlander Again, Barishnikov, Lê Max, Bold Retriever e No La Quieras.

Preparado por Dulcino Guignoni, Rafiq conta com duas vitórias em 6 apresentações. Tendo sido este o seu primeiro êxito clássico, Rafiq assinalou 1:28.41.

Mais notícias

Royal Forestry: atropelada certeira no Derby Paranaense (L)

Corredor do Stud Fenômeno conquistou novo êxito clássico.

Ler na íntegra

Game Winner e Jaywalk brilham no primeiro dia da Breeders’ Cup 2018

Netos, respectivamente, de Rock of Gibraltar e Holy Roman Emperor, Line of Duty e Newspaperofecord faturaram provas de G1 na grama.

Ler na íntegra

Oito animais têm 1ª parcela do added paga para a Copa ABCPCC Regional (L)

Prova, que será disputada, em Porto Alegre, no dia 31 de julho, distribuirá mais de R$ 70 mil em prêmios – sendo mais de R$ 30 mil para o ganhador.

Ler na íntegra