06 jan 2026 | 22:51:32

Native Extreme, com João Moreira "up", brilha no GP José Pedro Ramírez (G1)

Crioulo do Haras Santa Maria de Araras rendeu à criação brasileira o décimo troféu da prova máxima do turfe uruguaio. Em seu dorso, o celebrado piloto conquistou seu terceiro G1 internacional em menos de 90 dias.


Moreira comemora a vitória de Native Extreme no "Ramírez".

Imagem: ESPN Uruguay

Nesta terça-feira (6), em Montevidéu, foi disputado o Gran Premio José Pedro Ramírez (G1), em 2.400m na raia de areia, para produtos de 3 e mais anos. Na décima vitória da criação brasileira no histórico secular da competição, venceu Native Extreme, 4 anos, filho de Emcee e Extreme Justice (Adriano), de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Los Mareados.

No momento em que a largada foi processada - com as apostas já encerradas -, Obstacle deixou o partidor para trás, sob uma pule de 1,20. Ponteando o páreo, o absoluto favorito do público apostador era seguido, de perto, por Mucho Loco.

Sem perder a dupla de vista, João Moreira mantinha Native Extreme na quinta colocação - não mais do que 4 corpos atrasado em relação a Obstacle (algo contrariado, sob parciais que não indicavam haver train dos mais velozes).

Na hora da verdade, Obstacle desvencilhou-se de Mucho Loco, mas não fora capaz de desprender-se dos demais, na primeira colocação. Nisso, Pluto e Native Extreme atacaram Obstacle e lhe tomaram a ponta com relativa facilidade, passando a disputar a primeira colocação, num acirrado pega.

Mantendo o forte ritmo de seu tropel, até o disco, Native Extreme impôs-se, por pescoço, sobre Pluto, derrotando o adversário, que já havia finalizado em terceiro, nesse mesmo páreo, no ano de 2024. Obstacle, em sua provável última corrida na América do Sul, teve de se contentar com o terceiro posto. O também brasileiro Mucho Loco (por Alcorano, do Haras Bagé do Sul) foi o quarto colocado, finalizando Turbo Ship (a exemplo de Obstacle, representante da geração 2022) em quinto.

Apresentado por Bruno Firmino (com supervisão de Antônio Luis Cintra), Native Extreme chegou à marca de 5 vitórias em 9 corridas. Até então ganhador de duas listed races, o castanho, em sua mais importante conquista, percorreu a milha e meia no tempo de 2:29.11. Native Extreme agora participa do rol composto por Duplex (1982), Relento (2009), Sing-A-Song (2010), Mr. Nedawi (2011), Hielo (2014, 2015), Gandhi Di Job (2017, 2018) e First Thing (2019).

João Moreira, que, em 18 de outubro de 2025 havia conquistado o Gran Premio Latinoamericano (G1) e, no dia 13 de dezembro, o Gran Premio Carlos Pellegrini (G1), comemorou sua terceira vitória internacional de graduação máxima, em menos de 90 dias.

Mais notícias

My Oh My foi superior na PE Roberto Reichert!

Corredora pertence ao Hatas Uberlândia.

Kris Five atropela com sucesso no Grande Prêmio Governador do Estado

Milheiro do Stud Mendonça reapareceu na ponta dos cascos, em Cidade Jardim. Principal embate deste sábado (4), em Cidade Jardim, o Grande Prêmio Governador do Estado

Troféu Mossoró 2019: Candidatas ao prêmio de Melhor Égua de 4 anos e mais

Votação (exclusiva para associados) até 30/7 às 17h pelo link https://abcpcc.com.br/votacao.