22 dez 2017 | 21:20:46

Nelito Cunha deixa as pistas consagrado!!!

Com 2.853 vitórias e quatro Grandes Prêmios São Paulo no currículo, Cunha ingressará na carreira de treinador.


Do ingresso na Escola de Aprendizes do JCSP à condição de jóquei consagrado: inúmeros feitos no caminho de Nelito Cunha

Imagem: Porfírio Menezes

Uma fratura de calcanhar, saldo de uma queda em 23 de abril de 2016 e uma ausência forçada das pistas por um período de 4 meses, praticamente obrigaram Nelito Cunha a começar a repensar a sequência da carreira de jóquei.

Longas conversas com nutricionistas, amigos e familiares e a enorme dificuldade de "baixar" de 58 kgs, levaram à decisão : era hora de buscar outro rumo na vida. E, no último páreo do dia 16 de dezembro, no dorso de Kalimichta, Nelito, aos 45 anos, colocava um ponto final em uma das mais brilhantes carreiras do turfe brasileiro.

Com 4 vitórias - Urban Hero (1992), Vomage (1993), Val de Grace (1995) e Cheikh (2004) - Nelito é recordista de conquistas no G.P. São Paulo (ao lado de L.B.Gonçalves); ganhador também da prova principal do turfe sulamericano, o G.P. Carlos Pellegrini, com Going Somewhere, em 2012, o brilhante bridão, que passou de aprendiz a jóquei em 8 meses e 8 dias - menor espaço de tempo na história da Escola de Preparação de Jóqueis do Jockey Club de São Paulo - ostenta um cartel impressionante, que totaliza 2.853 vitórias - 2.761 em Cidade Jardim, 7 na Gávea, 28 em Madalena, 25 no Tarumã, duas no Cristal, 7 em Macau e 21 em Cingapura.

A partir de agora, a convite do Haras Phillipson, Nelito irá iniciar a carreira de treinador - já conta, inclusive, com 11 animais da coudelaria sob sua responsabilidade, aguardando apenas a matrícula para poder começar a inscrever seus pupilos.

Na Mesa do Turfe deste sábado, dia 23, com início às 13h30, Nelito Cunha irá contar mais detalhes desta gloriosa trajetória. Não percam!!!

Jair Bala
(colaborou Porfírio Menezes)

(Matéria publicada em 21/12/2017 no website do Jockey Club de São Paulo aqui transcrita integralmente)

Mais notícias

Bandoleiro Grego brilha no Grande Prêmio ABCPCC

Velocista do Stud AML segue sem conhecer derrota, em pistas gaúchas.

Com genética brasileira, Danon Fantasy mantém liderança no Japão

Filha de Deep Impact venceu o Tulip Sho (gr.II).

Copa Precocidade e Velocidade: inscrições terminam na sexta-feira (30)

Restam poucos dias para se garantir um lugar naquela que será uma das disputas de maior premiação, no turfe brasileiro, em 2023.