No recorde da prova, Special do Iguassu levanta a Taça de Prata
Corredora invicta do Haras Rio Iguassu prevaleceu no Grande Prêmio Margarida Polak Lara - Taça de Prata (G1).

Special do Iguassu (boné preto) segue sem conhecer derrota.
Imagem: Porfírio Menezes/JCSP
Primeira prova de graduação máxima da Copa dos Criadores, o Grande Prêmio Margarida Polak Lara - Taça de Prata (G1), em 1.600m na raia de grama (leve), para potrancas de 3 anos, com mais de R$ 220 mil em premiações, foi vencido, no novo recorde da prova, por Special do Iguassu, filha de Forestry e Variety Lady (Wild Event), de criação e propriedade do Haras Rio Iguassu.
Vinda de vencer, em sua estreia, On The End mandou-se para a ponta, após a largada. Olympic Poesia corria na segunda colocação, com Special do Iguassu, pelos paus, acionando na terceira posição. Ao final da reta oposta, quem evoluiu foi Orange Blossom, passando para segundo. Nightfall, emparelhada com Special do Iguassu, disputava o terceiro lugar com a favorita.
Na hora da verdade, On The End desvencilhou-se de Orange Blossom, mas logo recebeu a carga de Special do Iguassu. Exigida por João Moreira, a corredora partiu para cima da ponteira, na altura dos 200 finais - enquanto, rente à cerca, Perfect Plastic deslanchava, com boa ação.
Tomando conta das ações, a 150 metros do disco, Special do Iguassu teve êxito em manter seu ritmo e, nisso, impedir que Perfect Plastic bancasse sua algoz, nos lances decisivos da competição. Um pescoço de vantagem sacramentou a vitória de Special do Iguassu.
On The End foi a terceira. Exuma e Orange Blossom completaram o marcador.
A seguir, Halloween, Olympic Poesia, Terra Molhada, Naantali, Nightfall, Have A Glory, Olympic Paris, Endless Love e All Red Love.
Aos cuidados de Antônio Marcos Oldoni, Special do Iguassu passa a contar com 5 vitórias em 5 corridas. No 3º êxito clássico de seu retrospecto, que inclui, dentre outras, a conquista do GP João Cecílio Ferraz (G1), a potranca percorreu a milha na marca de 1:33.08 - derrubando o recorde da prova, de Celtic Princess, registrado no Rio de Janeiro, em 2007, no tempo de 1:33.31.