25 maio 2025 | 21:36:22

No teste para o GP Brasil, Valparaíso dá as cartas

Filho do nacional Ay Caramba rendeu troféu do GP Nove de Maio - Fundação do Jockey Club Brasileiro (G2) ao Stud Blue Mountain.


Valparaíso atropelou forte, em "aperitivo" para o GP Brasil.

Imagem: Sylvio Rondinelli/JCB

Tendo flertado com vitórias, inclusive, em páreos de G1, no início de sua campanha, Valparaíso demonstrou, neste domingo (25), estar de volta aos seus melhores dias.

Garantindo seu lugar no partidor - e muitas expectativas, acerca de sua inscrição - no GP Brasil (G1), o filho do nacional Ay Caramba e Ninny Baby (Fluke), de criação do Haras Doce Vale e propriedade do Stud Blue Mountain (farda defendida, pela primeira vez, pelo corredor), venceu o Grande Prêmio Nove de Maio - Fundação do Jockey Club Brasileiro (G2), em 2.400m na raia de grama (pesada), para produtos de 3 e mais anos, em preparativos para a prova máxima, no próximo mês de junho.

Enquanto o tordilho Galo White ditava o ritmo do páreo, Wilkley Xavier mantinha Valparaíso no extremo oposto do lote: a nona e última colocação.

Na segunda metade da curva, Valparaíso evoluiu, com impressionante ação: ganhou várias posições, em questão de poucos metros, rendendo impressão de que trazia tropel dos melhores, para o tiro direto.

Tal impressão, adiante, confirmou-se plenamente.

Sob forte arremate, Valparaíso partiu para cima de Oviedo, quando este ocupava o primeiro lugar - faltando 300 metros para o disco. Mexicano evoluía, na pegada da dupla. Mesmo atirando-se, insistentemente, para dentro - e, nisso, obrigando Xavier a desdobrar-se para corrigi-lo, sem que isso custasse cortar a ação de sua montaria -, Valparaíso dominou Oviedo, nos últimos 100 metros - derrotando-o, logo à frente, por 3/4 de corpo. Mexicano, próximo dos dois, foi o terceiro. Gracie e Galo White completaram o marcador.

Depois, Riesling, Único Lô, U Said I Do e Fly Emirates.

Inscrito, pela primeira vez, sob os cuidados de Alessandro Damasceno, Valparaíso obteve sua 2ª vitória (a 1ª clássica) em 9 corridas. Relógios parados na marca de 2:30.15.

Mais notícias

EUA: Touriga rende bem e obtém quarto lugar em G3

Crioula da Fazenda Mondesir chegou a 1 corpo e ½ da irlandesa Elizabeth Way no The Very One Stakes (G3).

Cristal: mais uma vez, deu Olympic Linkedin

No embate mais “quente” do Cristal, na atualidade, defensor de Alberto J. Tiellet Miorim voltou a superar Moro do Kentucky, hoje por ocasião do Clássico Cidade de Porto Alegre – 125 anos.

Na despedida de Ascot, o adeus glorioso de - um não aposentado - Frankie Dettori

Mesmo tendo adiado sua aposentadoria, jóquei italiano despediu-se da mítica raia de Ascot, tal qual numa obra de ficção: com muita festa e vitória no Champion Stakes (G1), com King of Steel.