04 jul 2023 | 22:44:52

MORMO - Portaria nº 593/2023 do MAPA


Na última sexta-feira (30), foi publicada a Portaria nº 593/2023 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que veio a alterar a Instrução Normativa nº 6/2018 a qual, por sua vez, estabelece as diretrizes gerais para prevenção, controle e erradicação do Mormo no território nacional, no âmbito do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE).

O texto da Portaria, que é resultado do trabalho desenvolvido, dentre outras frentes, pela Câmara de Equideocultura do MAPA (presidida pelo Diretor Administrativo da ABCPCC, Fabrício Buffolo), traz modificações importantes quanto a definição de casos, trânsito animal e participação de equídeos em aglomerações.

Agora, por exemplo, um resultado diferente de negativo, num exame de Mormo, deixa de significar um caso suspeito. Os casos suspeitos, de agora em diante, serão resultado de uma checagem junto à ficha técnica disponibilizada pelo Departamento de Saúde Animal, no website do MAPA. Do mesmo modo, o exame negativo de Mormo deixa de ser necessário para o transporte interestadual de equídeos.

Para acessar a Portaria nº 593/2023, CLIQUE AQUI.

Para acessar o Ofício nº 127/2023/DSA/SDA/MAPA, contendo, em anexo, a Nota Técnica nº 5/2023, CLIQUE AQUI.

Para acessar memorando contendo resumo das principais modificações, CLIQUE AQUI.

 

Mais notícias

Melhor velocista da Gávea, Ghoul levanta a Prova Especial Pico Central

Alazão do Stud Verde voltou a vencer na Gávea.

People Ask revive seus melhores dias e fatura o Grande Prêmio Riboletta (G3)

Corredora do Haras Figueira do Lago reencontrou o caminho das vitórias, em alto estilo.

Japão: filha da brasileira Here To Win vence G2

Satono Walkure, descendente direta de crioula do Haras Santa Ana do Rio Grande, conquistou o Sankei Sports Sho Flora Stakes (gr.II), em Tóquio.