05 jul 2023 | 01:44:52

MORMO - Portaria nº 593/2023 do MAPA


Na última sexta-feira (30), foi publicada a Portaria nº 593/2023 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que veio a alterar a Instrução Normativa nº 6/2018 a qual, por sua vez, estabelece as diretrizes gerais para prevenção, controle e erradicação do Mormo no território nacional, no âmbito do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE).

O texto da Portaria, que é resultado do trabalho desenvolvido, dentre outras frentes, pela Câmara de Equideocultura do MAPA (presidida pelo Diretor Administrativo da ABCPCC, Fabrício Buffolo), traz modificações importantes quanto a definição de casos, trânsito animal e participação de equídeos em aglomerações.

Agora, por exemplo, um resultado diferente de negativo, num exame de Mormo, deixa de significar um caso suspeito. Os casos suspeitos, de agora em diante, serão resultado de uma checagem junto à ficha técnica disponibilizada pelo Departamento de Saúde Animal, no website do MAPA. Do mesmo modo, o exame negativo de Mormo deixa de ser necessário para o transporte interestadual de equídeos.

Para acessar a Portaria nº 593/2023, CLIQUE AQUI.

Para acessar o Ofício nº 127/2023/DSA/SDA/MAPA, contendo, em anexo, a Nota Técnica nº 5/2023, CLIQUE AQUI.

Para acessar memorando contendo resumo das principais modificações, CLIQUE AQUI.

 

Mais notícias

ABCPCC informa: eleição de presidente, secretário e vice-presidente do Conselho Deliberativo

Deliberações contaram com expressiva adesão Imagem: Divulgação ABCPCC Na quinta-feira (20), o Conselho Deliberativo da ABCPCC, recém-empossado, reuniu-se para eleição dos seguintes cargos: presidente do Conselho Deliberativo, seu secretário e seu vice-presidente. Para o cargo de presidente, foi eleito Antonio Landim Meirelles Quintella. Armando Burlamaqui foi eleito secretário e Luis Felipe Pelanda, vice-presidente. Na mesma data, esteve reunida a Diretoria... [continua ]

Cherry Dollar conquista batismo clássico na 1000ª vitória de Léo Reis

Filha do nacional Billion Dollar, pertencente ao Haras Alves Teixeira, brilhou no GP Adhemar e Roberto Gabizo de Faria (G3), rendendo ao treinador Leonardo José Reis sua vitória de número 1000.

O bom filho à casa torna: Bal A Bali regressará ao Brasil

Haras Santa Maria de Araras responde pelo retorno, ao Brasil, de um dos melhores exemplares PSI da história do país.