24 maio 2022 | 20:01:08

Nos guinéus europeus, o predomínio da Godolphin

Com 3 potros diferentes, entre França, Inglaterra e Irlanda, coudelaria do Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum domina os G1 na milha, para potros de 3 anos, na Europa.


Native Trail, que venceu o Irish 2000 Guineas (G1), compõe a poderosa trinca de ganhadores de G1 da Godolphin

Imagem: the42ie.com/Morgan Treacy

Se o ano de 2021 já havia se revelado espetacular para a Godolphin (venceu, com Adayar e Hurricane Lane, respectivamente, os derbies de Inglaterra e Irlanda), o desenrolar de 2022 vem mostrando-se tão marcante quanto, para a farda azul do Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum.

Entre França, Inglaterra e Irlanda, a Godolphin venceu as 3 provas de G1 reservadas aos machos, na milha, disputadas nesses países, nas últimas semanas.

Principal estrela dessa constelação, Native Trail chegou à marca de 6 vitórias em 7 corridas ao conquistar o Irish 2000 Guineas (G1), em Curragh. Filho de Oasis Dream e Needleleaf (Observatory), Native Trail derrotou New Energy (New Bay) por 1 corpo e ¾, sob a condução de William Buick.

Criado na Grã-Bretanha pelo Haras D'Haspel e treinado no mesmo país por Charlie Appleby, Native Trail já havia vencido os Dewhurst Stakes (G1) e National Stakes (G1), provas essas que lhe garantiram o título de melhor potro de 2 anos da Europa, em 2021.

A conquista de Native Trail, contudo, foi precedida pelo único revés de sua campanha, até aqui, em favor de outro defensor da Godolphin. Na versão britânica do 2000 Guineas (G1), Native Trail sucumbiu diante de Coroebus, um irlandês filho de Dubawi e First Victory (Teofilo), que, conduzido por James Doyle, derrotou Native Trail por ¾ de corpo, em Newmarket.

Pupilo de Charlie Appleby, Coroebus alcançou sua 3ª vitória (a 1ª de G1) em 4 corridas.

Fosse pouco e, na França, Modern Games, um irlandês por Dubawi e Modern Ideals (New Approach), levantou a Poule d’Essai des Poulains (G1). Sem correr desde sua vitória na Breeders’ Cup Juvenile Turf (G1), Modern Games foi levado ao disco por William Buick, derrotando Texas (Wooton Bassett) por 1 corpo e ¼.

Também treinado por Charlie Appleby, Modern Games atingiu a marca de 5 vitórias em 7 corridas.

Mais notícias

Tiger of Joy larga e acaba na Prova Especial Vicente Romano

De volta à raia de areia, velocista do Stud Fenômeno retomou o caminho das vitórias.

Mantendo o alto padrão, Ivar forma a dupla na Turfe Mile (G1), em Keeneland

No último teste para a Breeders’ Cup Mile (G1), brasileiro do Stud Rio Dois Irmãos escoltou o excelente Annapolis.

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (51ª edição)

André Luis Silva venceu, em Macau: início de jornada promissora. Imagem: Felipe Neves/Divulgação JCP (Arquivo) MACAU ANDRÉ LUIS SILVA: Em mais uma conquista em Macau, André foi para a foto na reunião do dia 14, pilotando Rose Hero. Agora com três vencedores, o brasileiro segue firme buscando seu espaço no local. ILHAS MAURÍCIO MICHEL PLATINI: Com mais dois pontos no... [continua ]