16 out 2024 | 22:23:22

No "livro 1" de Tattersalls, recorde e coincidências marcam sucesso das vendas

Os dois lotes mais valorizados do leilão foram arrematados pela Amo Racing e, juntos, contabilizaram mais de £ 9,1 milhões.


Leiloada por 4,4 milhões de guinéus, a filha de Frankel figurou como o preço recorde do "livro 1" de Tattersalls.

Imagem: Tattersalls (Divulgação) 

Quando o martelo do leiloeiro "caiu" pelo lote de número 68 do "livro 1" do Tattersalls October Yearling Sale, na Inglaterra, os presentes ao recinto testemunharam o maior preço, daquela licitação, em 2024, e o segundo maior preço da história, já vislumbrado, num leilão de potros europeu. No ato, a Amo Racing, de Kia Joorabchian, arrematou uma fêmea de sobreano, filha do "astro" Frankel na ganhadora de G2, aos 2 anos, Aljazzi (Shamardal), por 4,4 milhões de guinéus (cerca de £ 4,6 milhões).

Nascida no dia 3 de fevereiro de 2023, a castanha, que foi consignada pela Newsells Park Stud, somente fica atrás, em termos de valores, dos 5 milhões de guinéus alcançados, no ano de 2013, nesse mesmo leilão, por uma filha de Galileo - posteriormente batizada de Al Naamah, que, em corrida, obteve uma vitória e colocações em provas de G3.

Lotes adiante, a Amo Racing voltou a entrar em ação para se tornar titular do novo recorde de preço, num leilão europeu, em se tratando de um macho de sobreano. Lote 332, um filho de Wootton Bassett atingiu 4,3 milhões de guinéus (algo em torno de £ 4,5 milhões).

Na disputa, a Amo Racing suplantou outra "gigante" do turfe mundial: Michael Magnier, representando a Coolmore, foi o lance perdedor. O pai do potro, aliás, representa um dos principais ativos da própria Coolmore, na atualidade. Cobrindo a € 200 mil euros, na Irlanda, Wootton Bassett revela-se um dos mais versáteis e bem sucedidos garanhões europeus, da atualidade - contando, em sua produção, com ganhadores de G1 que vão de velocistas a fundistas; de potros de 2 anos a cavalos de idade mais avançada. 

Levado ao leilão pelo Lodge Park Stud, o castanho nascido em 10 de abril de 2023, possui conexão com um nome já mencionado, nessa história. Sua segunda mãe, Alluring Park (Green Desert), deu à luz a própria Al Naamah, que, há uma década, como mencionado, fazia história, nas mesmas vendas de Tattersalls.

No encerramento dos lotes, o leilão viu-se diante de sua edição mais lucrativa, em se tratando do seu "livro 1", de todos os tempos. Sob o guarda-chuva de um movimento geral - recorde - de 126 milhões de guinéus (aumento de 47% em relação a 2023), houve 24 lotes comercializados por valores iguais ou superiores a 500 mil guinéus e uma média de 298 mil guinéus (30% acima da média estabelecida, no ano passado).

 

Mais notícias

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (19ª edição)

Sandro Paiva venceu no Hipódromo de Al Ain. Imagem: Divulgação Emirates Racing Authority DUBAI SANDRO PAIVA (S. Paiva) venceu duas carreiras essa semana em Dubai. O brasileiro foi para a foto no Hipódromo de Al Ain, com dois animais de propriedade da Liwa Stables. Atuando há alguns anos por lá, Paiva soma nesta temporada 3 primeiros lugares e nessa última semana foi a vez de... [continua ]

De ponta a ponta, Mais Que Bonita assegura vitória no GP Rocha Faria (gr.II)

Vitoriosa pertence ao Stud Eternamente Rio.

Ahaha deixou os machos para trás em Porto Alegre

Filha de Shanghai Bobby venceu o Clássico Tribunal Regional do Trabalho.