25 dez 2025 | 19:36:20

Nos últimos galões de 2025, um PSI derrota animais Quarto de Milha, no Paraná

Escolhido do Zip, do Haras Gheraar, venceu o Grande Prêmio Latino-Americano da Cancha Reta, na Fazenda Rio Grande.


Escolhido do Zip derrotou animais Quarto de Milha, em Fazenda Rio Grande.

Imagem: Transmissão Jockey Club Fazenda Rio Grande

Numa jornada que rendeu um especial adeus do turfe brasileiro, ao ano de 2025, carreiristas estiveram presentes, no último final de semana, ao Jockey Club Fazenda Rio Grande, para acompanharem, dentre outras atrações, o Grande Prêmio Latino-Americano da Cancha Reta - que, desde logo, despertava grande expectativa nos aficionados de plantão por reunir, de um lado, dois animais da raça Quarto de Milha e, de outro, um solitário representante da raça Puro-Sangue Inglês.

E poucos dias após Obataye demonstrar, no GP Carlos Pellegrini (G1), que a criação brasileira do PSI encontra-se em runo certo - algo semelhante o fez, agora, Escolhido Zip ao, mesmo na distância típica e afeita à predição dos cavalos "quartistas", ter levado a melhor, num êxito, desde já, histórico.

Conduzido por Ricardo Verli, Escolhido do Zip "levantou voo" nos 200 finais da competição - chegando ao disco com 1 corpo todo de vantagem sobre Hora da Vitória (Louisiana Senator), que, em 2025, já havia finalizado em segundo na final do Mega Race, em Sorocaba. Quazar Corona Win (Corona Fireball) finalizou em terceiro, ligeiramente atrasado em relação a Hora da Vitória.

Treinado por Adenir Meneghini, Escolhido do Zip, ao assinalar 21.31 para a distância, tornou-se o novo recordista dos 402 metros, em Fazenda Rio Grande.

Nascido em 2021, Escolhido do Zip é de criação do Haras Gheraar e propriedade deste em sociedade com o Stud Novo Paraná. Filho de Oliver Zip e Hiroaki (Silver Train), Escolhido do Zip remete a seu ilustre irmão paterno (também do Haras Gheraar) Azipível, que marcou época ao também derrotar animais Quarto de Milha na Copa do Mundo da Cancha Reta, em Carazinho, no ano de 2023.

Na mesma reunião turfística que coroou Escolhido do Zip, Ored, filho do nacional Chronnos e Eladia (Roderic O'Connor), de criação do Haras Anderson e propriedade do Haras Rio Iguassu, prevaleceu no Grande Prêmio Melhores do Ano, em 600m na raia de areia, para produtos de 3 anos. Treinamento de D. Meneghini e condução de U. Silva.

Mais notícias

Stud Book Brasileiro informa: tabela de emolumentos da temporada 2023/2024

Nova tabela passa a vigorar a partir desta segunda-feira (3/7).

Criação brasileira perde Agnes Gold

Filho de Sunday Silence conquistou números e resultados incríveis na criação brasileira.

Fêmeas disputam a liderança da geração na Taça de Prata

Grande Prêmio Margarida Polak Lara (G1) reúne alguns dos melhores exemplares femininos da geração 2020, no Brasil.