14 dez 2017 | 16:38:08

Nota de esclarecimento: artigo “Divagações A Respeito da Criação”, de Milton Lodi


A ABCPCC/Stud Book Brasileiro vem, por meio desta nota de esclarecimento, se manifestar quanto ao teor do artigo “Divagações A Respeito da Criação”, de autoria do Sr. Milton Lodi, publicado na edição do dia 29 de novembro do Jornal do Turfe.

No texto, o articulista afirma que “(...) Um dos detalhes que vieram facilitar o aproveitamento dos cios das éguas é a norma estabelecida pela Associação Brasileira, acordada com o Ministério da Agricultura, na utilização de sêmen fresco em inseminação artificial”. Em verdade, jamais houve qualquer norma estabelecida pela ABCPCC nesse sentido. Tampouco houve qualquer acordo junto ao Ministério da Agricultura, até porque se trata de prática vedada e reprimida, tanto pela Federação Internacional de Autoridades Hípicas (IFHA) quanto pela Organização Sul Americana de Fomento ao Puro Sangue de Corrida (OSAF), sendo tais diretrizes fielmente obedecidas pela ABCPCC/Stud Book Brasileiro.

A circular 01/2017 emitida pela ABCPCC/Stud Book Brasileiro, intitulada “Autorização de utilização de sêmen fresco colhido durante a cobertura”, ao contrário do que sugere o articulista, reitera a proibição trazida pelo regulamento da ABCPCC/Stud Book Brasileiro à prática da inseminação artificial. A circular ratifica, ainda, que conforme consta no artigo 25 do referido regulamento, em caráter excepcional, sendo necessária solicitação formal e autorização expressa da ABCPCC/Stud Book Brasileiro nesse sentido, poderá haver reforço imediato, após a cobertura, com a utilização de sêmen fresco, em caso de comprovado impedimento físico do reprodutor. O que não se confunde, todavia, com a realização de inseminação artificial, devidamente proibida pelo regulamento da ABCPCC/Stud Book Brasileiro.

Prestados os devidos esclarecimentos, a ABCPCC/Stud Book Brasileiro reitera a proibição de seu regulamento quanto à inseminação artificial. A prática, além de expressamente vetada, sujeita aqueles que eventualmente venham cometer a infração à aplicação de sanção pecuniária pela ABCPCC/Stud Book Brasileiro, na forma do artigo 46 de seu regulamento.

 

A Diretoria.

Mais notícias

Copa dos Criadores: Sylvio Bertoli tem legado relembrado no embate dos arenáticos

A Copa ABCPCC Milha Areia homenageia o titular do Haras Santarém.

Temporada fantástica: Francisco Leandro atinge 400 vitórias e vence estatística mais uma vez

Jóquei brasileiro, mesmo num ano marcado por acidentes, voltou a brilhar, intensamente, no turfe argentino, alcançando sua quinta estatística de pilotos.

Pérola da Lagoa surpreende Regal Nana, em Porto Alegre

Defensora do Haras Cinco Irmãos venceu o Clássico Presidente Getúlio Vargas,