13 abr 2023 | 08:05:33

Nota de falecimento: Alceu Athaíde


Alceu Athaíde

Imagem: Oalbatrozusa.blogspot.com

O turfe brasileiro perdeu, nessa quarta-feira (12), uma das suas mais brilhantes personalidades.

Criador, proprietário e médico veterinário de currículo e carreira históricos, Alceu Athaíde faleceu, aos 86 anos, em São Paulo.

Natural de Curitiba, Alceu teve contato com o cavalo de corrida desde muito cedo. Frequentador do extinto Hipódromo do Guabirotuba, pelas mãos do pai, o treinador Trajano Athaíde, Alceu rumou com a família para o Rio de Janeiro, na década de 1940, para acompanhar Trajano, então de mudança para o Hipódromo da Gávea.

Enveredando para o ramo da medicina veterinária, Alceu viria a se revelar um dos mais icônicos profissionais, de sua área, em toda a história do turfe nacional. Sem prejuízo da grande habilidade de cirurgião, Alceu notabilizou-se pelo seu olhar clínico, o qual lhe permitia, em muitas ocasiões, antecipar-se aos próprios resultados de exames e radiografias. 

Radicado em São Paulo, emprestou seu talento a uma infinidade de coudelarias, profissionais e, logicamente, inesquecíveis craques. Associado a nomes de ganhadores das principais provas do turfe brasileiro e sul-americano, Alceu também teve importantes incursões no turfe internacional. Numa delas, no final da década de 1970, atendeu, numa ida aos Estados Unidos, o animal Affirmed, que, pouco tempo depois, se tornaria tríplice coroado norte-americano.

Na criação, Alceu fundou o Haras Mossoró, por meio do qual originou diversos animais de renome, desde as canchas retas até ganhadores de Derby e outras importantes provas de fundo. Também por meio do seu haras, participou do extinto Top Classic, que figurou, durante anos, como o mais badalado leilão da raça PSI, no Brasil. 

Cunhado do treinador Selmar Lobo, com quem formou uma vitoriosa dupla, ao longo de sua carreira, Alceu é, também, tio de Paulo Henrique Lobo e de Luiz Roberto Feltran, outras duas referências na categoria dos treinadores brasileiros. 

De forma mais do que merecida para Alceu e, de outro lado, num verdadeiro presente à comunidade turfística nacional, em maio do ano passado foi lançado o livro "Alceu Athaide Memórias Turfística e Profissional". De autoria de Renato Gameiro, a obra prestou-se a registrar a memória de uma autêntica lenda da atividade, que a tantos inspirou e influenciou. 

Conforme informação veiculada pelo website do Jockey Club de São Paulo, o velório será realizado nesta quinta-feira, dia 13 de abril, no Cemitério Valle dos Reis, localizado à Rodovia Régis Bittencourt, 5901, km 275,5, no Jardim das Oliveiras, Taboão da Serra, São Paulo, das 14h00 às 15h00 e a cerimônia de cremação será às 15h00.

A Diretoria da ABCPCC presta votos de luto e condolências aos amigos e familiares.

 

Mais notícias

Venâncio e No Regrets: prontos para fazer história (mais uma vez)

Treinador está a uma vitória de igualar o lendário Ernani de Freitas. A potranca poderá se tornar a primeira tríplice coroada a vencer o GP Brasil.

Mercado: em redução da Fox Hill Farm, Jolie Olímpica vai a leilão

Craque brasileira será um dos lotes do Fasig-Tipton de novembro.

Desta vez, deu Trovão de Lagoa, no Cristal

Alternando no posto de melhor fundista de Porto Alegre, com seu "rival" Olympic Linkedin, defensor de Luiz Henrique F. dos Santos, desta feita, venceu o GP Estado do Rio Grande do Sul.