02 out 2020 | 19:02:40

Nota de falecimento: Lineu Eduardo de Paula Machado


Lineu Eduardo de Paula Machado, ao lado da esposa Sandra, com as taças dos Gran Premios Carlos Pellegrini e Joaquin S. De Anchorena, vencidos por Seaborg e Riton, respectivamente, em 2 de dezembro de 1995.

Imagem: Divulgação Haras São José & Expedictus

Faleceu, nessa quinta-feira (1), Lineu Eduardo de Paula Machado. Aos 88 anos, foi vítima de uma parada cardíaca.

A menção a Lineu Eduardo remete a uma das figuras fundamentais da história do turfe brasileiro – e principalmente da criação do cavalo PSI, no Brasil. Filho do fundador do Haras São José & Expedictus, Linneo de Paula Machado, Lineu Eduardo levou adiante os feitos transformadores do pai, no que toca o desenvolvimento da criação nacional.

No Brasil, uma infinidade de corredores emblemáticos conduziu Lineu Eduardo ao winner’s circle a às taças, de modo recorrente. Difícil supor que algum tenha brilhado tanto quanto Itajara. Tamanho foi o poderio genético inerente à criação SJ&E, contudo, que as fronteiras nacionais não foram limite para o sucesso do haras – e de Linneo, enquanto criador e proprietário. Na Argentina, Seaborg e Riton foram azes da farda. Nos Estados Unidos, Siphon quebrou barreiras, até então tidas como intransponíveis, para o cavalo de corrida do Brasil.

Sucede a Lineu Eduardo, Lineu de Paula Machado, que, inobstante os feitos de seus cavalos, administra o centro de treinamentos Vale do Itajara, inaugurado em meados da década de 1990, em Secretário, na serra fluminense.

A Diretoria da ABCPCC presta condolências à família enlutada e sua singela homenagem ao protagonista de feitos que demandam a eterna reverência da comunidade turfística nacional.

Mais notícias

Latino 2017: veterano Ordak Dan substituirá Shampain no "time" argentino

Tendo seu forfait confirmado em razão de uma lesão, Shampain não mais competirá no Gran Premio Longines Latinoamericano (gr.I) de Valparaíso, no Chile. Em seu lugar, os argentinos terão o veterano Ordak Dan, de Erro Eduardo Y Erro Luis Alberto.

Comandante Dollar confirma favoritismo no Clássico Presidente João Tobias de Aguiar (L)

Em mais um troféu para o Haras Rio Iguassu, filho do nacional Billion Dollar conquistou seu batismo clássico.

Silvestre de Sousa representará o Brasil no International Jockey’s Championship

Torneio de jóqueis será realizado na próxima quarta-feira, em Hong Kong.