02 out 2020 | 19:02:40

Nota de falecimento: Lineu Eduardo de Paula Machado


Lineu Eduardo de Paula Machado, ao lado da esposa Sandra, com as taças dos Gran Premios Carlos Pellegrini e Joaquin S. De Anchorena, vencidos por Seaborg e Riton, respectivamente, em 2 de dezembro de 1995.

Imagem: Divulgação Haras São José & Expedictus

Faleceu, nessa quinta-feira (1), Lineu Eduardo de Paula Machado. Aos 88 anos, foi vítima de uma parada cardíaca.

A menção a Lineu Eduardo remete a uma das figuras fundamentais da história do turfe brasileiro – e principalmente da criação do cavalo PSI, no Brasil. Filho do fundador do Haras São José & Expedictus, Linneo de Paula Machado, Lineu Eduardo levou adiante os feitos transformadores do pai, no que toca o desenvolvimento da criação nacional.

No Brasil, uma infinidade de corredores emblemáticos conduziu Lineu Eduardo ao winner’s circle a às taças, de modo recorrente. Difícil supor que algum tenha brilhado tanto quanto Itajara. Tamanho foi o poderio genético inerente à criação SJ&E, contudo, que as fronteiras nacionais não foram limite para o sucesso do haras – e de Linneo, enquanto criador e proprietário. Na Argentina, Seaborg e Riton foram azes da farda. Nos Estados Unidos, Siphon quebrou barreiras, até então tidas como intransponíveis, para o cavalo de corrida do Brasil.

Sucede a Lineu Eduardo, Lineu de Paula Machado, que, inobstante os feitos de seus cavalos, administra o centro de treinamentos Vale do Itajara, inaugurado em meados da década de 1990, em Secretário, na serra fluminense.

A Diretoria da ABCPCC presta condolências à família enlutada e sua singela homenagem ao protagonista de feitos que demandam a eterna reverência da comunidade turfística nacional.

Mais notícias

Brasileiro Aero Trem vence o Criterium de Potrillos em Maroñas

Potro do Haras Old Friends assumiu a liderança da geração 2015 no Uruguai. Mudador venceu G3 (URU) no quilômetro. La Marea, uma Quatro Mares, conquistou o Criterium de Potrancas.

Ler na íntegra

Fillmore vence o GP Escorial (gr.III) e vai ao Latino

Defensor de Black Opal Stud resitiu aos ataques de Or Noir.

Ler na íntegra

Taksim impressiona no teste para a Taça de Prata

Defensor de Carlos dos Santos venceu, de ponta a ponta – e com notória facilidade – a Prova Especial African Boy.

Ler na íntegra