24 jan 2023 | 19:16:23

Novamente fazendo história: Flightline iguala Frankel no maior rating de todos os tempos

Astro norte-americano recebeu rating de 140 libras, o mais alto da história do turfe e que, até então, somente havia sido atingido por Frankel.


Flightline e Frankel: os donos do maior rating da história, com 140 libras.

Imagem: The Sun

Maior protagonista do turfe internacional na temporada recém-encerrada, Flightline voltou às manchetes, nos últimos dias. Objeto de acaloradas discussões e comparações envolvendo os melhores cavalos de todos os tempos, o filho de Tapit teve confirmado um rating de 140 libras, que, não apenas lhe ajudou a ratificar a condição de melhor cavalo do mundo, em 2022, como também alçou-o a um posto, até então solitariamente ocupado por outro gigante, na história.

Somente Frankel fora capaz de atingir 140 libras de rating. Os dois são, portanto, os donos do maior rating do turfe mundial, em todos os tempos.

O feito foi comunicado quando da divulgação da lista dos maiores ratings do mundo, em 2022, pela Federação Internacional de Autoridades Hípicas (IFHA). Em setembro, ao vencer o Pacific Classic Stakes (G1) por 19 corpos e ¼, Flightline havia recebido 139 libras de rating. Após sua vitória na Breeders’ Cup Classic (G1), porém, sua pontuação foi revisada e teve acrescida 1 libra, passando Flightline a figurar com 140 libras de rating.

Com mais de US$ 4,5 milhões em somas ganhas, Flightline encerrou campanha somando 6 vitórias em 6 saídas. Atualmente, cobre a US$ 200 mil na Lane’s End, no Kentucky.

Com 135 libras de rating, Baaeed, o britânico da Shadwell foi o melhor europeu do mundo, em 2022 (e o dono do segundo maior rating). O filho de Sea The Stars, aliás, somente veio a amargar a primeira derrota de sua campanha, justamente, na despedida sua das pistas, quando, em sua décima primeira corrida, finalizou em quarto no Champion Stakes (G1) de Ascot.

Dentre os animais brasileiros que constam na lista final da IFHA, Royal Ship (Haras Belmont) é o detentor do maior rating, obtido em pistas norte-americanas, na escala de 116 libras. Ivar (Stud Rio Dois Irmãos), também em campanha no hemisfério norte, alcançou 115 libras, a mesma marca de Jorel (Haras Anderson/Stud Pedudu). Este, por sua vez, foi o brasileiro, com campanha desenvolvida no próprio país, de maior rating ao longo de 2022.

Clique aqui para acessar a relação dos maiores ratings do mundo, em 2022.

 

Mais notícias

Filho de Campeão aprova distância alentada na Prova Especial Lohengrin

Defensor do Stud Azul e Branco prevaleceu na melhor corrida do dia, na Gávea.

Mais Que Bonita encara 9 adversárias no desafio final

Candidata à tríplice coroa é nome de destaque no campo do GP Zélia Gonzaga Peixoto de Castro (G1). No Derby, outras 10 inscrições.

O turfe brasileiro aplaude a tríplice coroada Janelle Monae

Craque invicta do Haras Santa Rita da Serra terminou, com final feliz, sua saga, na Tríplice Coroa: venceu o Grande Prêmio Zélia Gonzaga Peixoto de Castro (G1).