11 nov 2017 | 22:12:50

Numa jornada brilhante de Delmar e Silva, Hotaru vence o Ministro da Agricultura

Alazão do Stud A.M.L. adaptou-se com louvor à milha e meia.


Hotaru prevaleceu em meio aos mais velhos

Imagem: Marília Lemos

Derradeiro embate clássico deste sábado (11), em Cidade Jardim, o Grande Prêmio Ministro da Agricultura (gr.II), em 2.400m na pista de grama (pesada), para produtos de 3 e mais anos, marcou novo êxito para a dupla Delmar Lima Albres (treinador) e André Luis Silva (jóquei) – que no páreo anterior brilhou com Galope Americano, por ocasião do Derby Paulista – na jornada. Vitória de Hotaru, 4 anos, filho de Public Speaker e Emissora Regional (Trempolino), de criação do Haras Palmerini e propriedade do Stud A.M.L.

Rey Del Sur (Drosselmeyer) fez questão da ponta, após a largada. Energia Imagine (Agnes Gold) e Olympic Fluke (Manduro) disputavam o segundo. Olympic Google (Roderic O’Connor) e Forbes (First American) encerravam o lote dos cinco primeiros, na primeira passagem pelo disco – bem como durante a curva da direita e o ingresso na reta final.

Hotaru aparecia em sexto, na cola de Forbes, mantido afastado de qualquer briga inicial por André Luis Silva.

Ao final da reta oposta, Antônio Mesquita forçou com Orario Pubblico (Agnes Gold), que, saltou para a segunda colocação e passou a carregar sobre Rey Del Sur. Emparelhada, a dupla ingressou na reta final em briga pelo primeiro posto.

Rey Del Sur não suportou a carga de Orario Pubblico, que por sua vez logo teve de se ver com o arremate de Energia Imagine. Pelos paus avançava Olympic Google. Faltando 350 metros para o disco, Orario Pubblico, Energia Imagine e Olympic Google travavam emocionante disputa pelo posto principal.

Pouco à frente surgiu, aberto, em franco arremate, Hotaru. Com ação vistosa, o alazão partiu para cima de Energia Imagine – àquela altura definido em primeiro – na seta dos 200 finais. Por mais que Energia Imagine tenha esboçado resistência, não houve quem segurasse o tropel de Hotaru, que bateu o adversário por 1 corpo e ½. Orario Pubblico (3 e ½) completou a trifeta dos animais treinados em Curitiba/PR. Olympic Google (5 e ¼) e Concilium (5 e ¾) no complemento do marcador.

A seguir: Olympic Fluke, Em Cima do Laço, Forbes, Feito Olímpico e Rey Del Sur.

No treinamento do, já citado, Delmar Lima Albres, Hotaru (na primeira atuação em 2.400 metros) conquistou a quarta vitória em 9 corridas. Vitorioso no GP Presidente da ABCPCC (gr.III), na Prova Especial Hernani de Azevedo Silva e quinto colocado no GP Paraná (gr.III), Hotaru percorreu a milha e meia em 2:29.09, com finais de 24.63 e 12.47.

Mais notícias

Halston vence G3 e faz história em Hong Kong

Brasileiro criado pelo Haras Cifra, ao vencer a Queen Mother Memorial Cup (G3), tornou-se o primeiro sul-americano, na história, a vencer prova de graduação internacional, em Hong Kong.

Na Prova Especial Viziane, melhor para Zezé Corredor

Filho do nacional Veraneio pertence a Marcelo Catunda Parente Filho.

Raio-X das 15 provas de G1 na Gávea em 2018

Grande Prêmio Linneo de Paula Machado (gr.I) encerrou as disputas de graduação máxima, em 2018, no Jockey Club Brasileiro.