30 mar 2019 | 23:24:22

Ohio faz brilhar a criação Peixoto de Castro no Frank E. Kilroe Mile Stakes (gr.I)

Filho de Elusive Quality tornou-se o quinto brasileiro a vencer a tradicional disputa dos milheiros.


Ohio (por dentro) venceu na troca de galões.

Imagem: Benoit Photo/Brisnet

Disputado no sábado (30), em Santa Anita Park, o Frank E. Kilroe Mile Stakes (gr.I) reuniu produtos de 3 e mais anos, na distância dos 1.600m na pista de grama, com bolsa de US$ 400 mil. Para deleite da criação brasileira, venceu Ohio, 8 anos, filho de Elusive Quality e Etoile Blanc (Nedawi), de criação da Fazenda Mondesir e propriedade de Eclipse Thoroughbred Partners e Bruce Treitman.

Figurando com destaque desde a largada, Ohio tomou conta do páreo na seta dos 300 finais, dando impressão de que não mais perderia a corrida. Ocorre que Catapult (Kitten’s Joy), num hercúleo esforço final, colocou em xeque o êxito do brasileiro, que chegou a ser dominado pelo oponente. Na troca de galões, porém, Ohio sacou focinho sobre Catapult, numa chegada das mais escamadas, decidida, apenas, após longa consulta ao photochart. O irlandês Desert Stone (Fastnet Rock) foi o terceiro.

Conduzido por Ruben Fuentes e treinado por Michael McCarthy, Ohio conquistou sua nona vitória em 26 saídas produzidas entre Brasil e Estados Unidos. Vencedor do Cotton Fitzsimmons Mile Stakes, obteve, desta feita, o primeiro êxito em prova graduada. Tempo de 1:33.71.

A vitória obtida por Ohio correspondeu ao quinto êxito da criação brasileira, no histórico do páreo. Antes dele, conquistas de Redattore (2003), Leroidesanimaux (2005), Fluke (2011) e Bal A Bali (2017). Inobstante os méritos da criação Peixoto de Castro, por meio do místico Mondesir, destaque, ainda, para a constituição da linha materna de Ohio, cujas bases encontram-se, firmes, em éguas da criação Paula Machado.

Mais notícias

Por 14 corpos, Fitzgerald vence mais uma no Uruguai

Crioulo do Haras Santa Maria de Araras deixou adversários a perder de vista no Clásico Francisco Y Aureliano Rodríguez Larreta (URU-gr.III).

Em recorde, Don Arlindo vence a homenagem a José Stephanes Ferreira Gringo

Vitorioso é de propriedade de Athayde Lopes.

Com reprogramação carioca, Brasil terá corridas de quinta-feira a terça-feira

Desfecho da Tríplice Coroa, no Rio de Janeiro, e teste para o GP São Paulo, na capital paulista, são os principais destaques.