30 mar 2019 | 23:24:22

Ohio faz brilhar a criação Peixoto de Castro no Frank E. Kilroe Mile Stakes (gr.I)

Filho de Elusive Quality tornou-se o quinto brasileiro a vencer a tradicional disputa dos milheiros.

Ohio (por dentro) venceu na troca de galões.

Imagem: Benoit Photo/Brisnet

Disputado no sábado (30), em Santa Anita Park, o Frank E. Kilroe Mile Stakes (gr.I) reuniu produtos de 3 e mais anos, na distância dos 1.600m na pista de grama, com bolsa de US$ 400 mil. Para deleite da criação brasileira, venceu Ohio, 8 anos, filho de Elusive Quality e Etoile Blanc (Nedawi), de criação da Fazenda Mondesir e propriedade de Eclipse Thoroughbred Partners e Bruce Treitman.

Figurando com destaque desde a largada, Ohio tomou conta do páreo na seta dos 300 finais, dando impressão de que não mais perderia a corrida. Ocorre que Catapult (Kitten’s Joy), num hercúleo esforço final, colocou em xeque o êxito do brasileiro, que chegou a ser dominado pelo oponente. Na troca de galões, porém, Ohio sacou focinho sobre Catapult, numa chegada das mais escamadas, decidida, apenas, após longa consulta ao photochart. O irlandês Desert Stone (Fastnet Rock) foi o terceiro.

Conduzido por Ruben Fuentes e treinado por Michael McCarthy, Ohio conquistou sua nona vitória em 26 saídas produzidas entre Brasil e Estados Unidos. Vencedor do Cotton Fitzsimmons Mile Stakes, obteve, desta feita, o primeiro êxito em prova graduada. Tempo de 1:33.71.

A vitória obtida por Ohio correspondeu ao quinto êxito da criação brasileira, no histórico do páreo. Antes dele, conquistas de Redattore (2003), Leroidesanimaux (2005), Fluke (2011) e Bal A Bali (2017). Inobstante os méritos da criação Peixoto de Castro, por meio do místico Mondesir, destaque, ainda, para a constituição da linha materna de Ohio, cujas bases encontram-se, firmes, em éguas da criação Paula Machado.

Mais notícias

À busca de fazer história, Enable tenta tornar-se a primeira tricampeã do “King George”

No sábado, super craque da Juddmonte tentará tornar-se a maior vencedora da tradicional prova britânica.

Ler na íntegra

Ficante volta à Gávea para vencer a Prova Especial Hyperio

Velocista do Haras Basano resistiu aos avanços de Cornélio.

Ler na íntegra

Em final polêmico, Eron do Jaguarete supera Campelanda no Presidente da República

Corredor do Stud Jaguarete obteve a mais importante vitória de sua campanha.

Ler na íntegra