26 dez 2020 | 00:40:00

Pedigree & Black Type: os Ganhadores Clássicos no Brasil - 25ª Edição

Nesta edição: Mstraubarry, Nhoquin e Noblesse You


Mstraubarry

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Mstraubarry – Criação: Haras Phillipson – Propriedade: Stud Verde

Grande Prêmio ABCPCC – Taça Stud Book Brasileiro (G3) – 3.000m/grama – Produtos de 4 e mais anos – Gávea

Clássico Derby Club (L) – 2.500m/grama – Produtos de 3 e mais anos – Gávea

Levado às distâncias alentadas, Mstraubarry conquistou duas vitórias clássicas, no segundo semestre, de tal modo que potencializou, na esfera nobre, os números de T. H. Approval (With Approval e Potrichal, por Potrillazo). O fundista norte-americano obteve 7 primeiros lugares em 28 saídas, com destaque para duas vitórias conseguidas no San Juan Capistrano Invitational Handicap (G2), além de êxito no Del Mar Handicap (G2).

Trazido pelo Haras Phllipson, para a América do Sul, T. H. Approval cumpriu suas primeiras quatro temporadas de monta no Uruguai, para depois visitar os campos brasileiros – e retornar, posteriormente, ao Uruguai. Aqui, apresentou-se enquanto múltiplo produtor clássico, incluindo o derby winner e herói do GP Carlos Pellegrini (G1), Não Da Mais que é, por ora, a principal gema de sua produção. A múltipla ganhadora de G1 Lepate Goose (recentemente incorporada ao plantel de matrizes do Haras Phillipson) e a uruguaia, vencedora de G3 e listed na França, Gaga A, encabeçam o stud record do garanhão.

Fluke

Imagem: Benoit Photo/Blood Horse

Mãe de Mstraubarry, Dona da Beleza (Holzmeister) obteve 9 vitórias, entre São Paulo e Porto Alegre. Foi clássica de G2, G3 e listed. Mstraubarry é, no caso, seu primeiro produto. Já a segunda mãe do tordilho, Pier Seventeen (Boatman), venceu 1 corrida, na Gávea. Esta descende da perdedora Seventies (Tokatee), por sua vez filha da excelente Donnegalle (Campero). Com 9 primeiros lugares, incluindo os Grandes Prêmios 25 de Janeiro (G2) e Presidente Luiz Oliveira de Barros (G3), Donnegalle revelou-se matriz de altíssimo padrão. Múltiplos ganhadores clássicos, Malmedy (G2 e G3), Nineties (G2 e listed), On The Edge (listed) e Cagney (este o melhor filho de Donnegalle, tendo vencido G1, no Brasil, e G3 nos Estados Unidos; atualmente serve, como garanhão, no Uruguai).

Por meio de sua filha Uff-Uff, Donnegalle surge, como avó materna, nos pedigrees de Fluke, Hunka Hunka e I Scream, todos ganhadores de G1, tendo sido Fluke (precocemente desaparecido) produtor de G1 e I Scream mãe da ganhadora de G3, Pineapple Pie. Donnegalle descende de Draw Back (Quis), uma ganhadora do GP Diana (G1), na Gávea, em 1977. Draw Back é, por consequência, a quinta mãe de Mstraubarry.

Inbreedings de Mstraubarry: Buckpasser (4x5), Northern Dancer (5x5) e Raise A Native (5x5). Família 12-d.

Nhoquin

Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP

Nhoquin – Criação e Propriedade: Haras Phillipson

Clássico Presidente João Domingos Sampaio (L) – 3.000m/grama – Produtos de 4 e mais anos – Cidade Jardim

Sobre o pai de Nhoquin, T. H. Approval, ver conteúdo acima.

Dona de 2 vitórias, em campanha, a mãe de Nhoquin, Top Dodge (Dodge) é filha daquela que pode ser considerada uma das mais felizes importações do Haras Phillipson: Tell Suit (Two Harbors), trazida da Argentina (onde não correu), e que aqui produziu, dentre outros, Uracão Negro, vencedor do GP Consagração (G1).

Além disso, Tell Suit é avó materna de outro destacadíssimo corredor do Haras Phillipson: Não Da Mais, mencionado acima.

A quarta mãe de Nhoquin, All Hail (Alcide), foi ganhadora do Prix de la Ville de Trouville (L), na França.

Inbreedings de Nhoquin: Raise A Native (4x5) e Northern Dancer (5x5). Família 21-a

Noblesse You

Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP

Noblesse You – Criação e Propriedade: Haras Phillipson

Grande Prêmio Consagração (G3) - 2.800m/grama - Produtos de 3 e mais anos - Cidade Jardim

Sobre o pai de Noblesse You, T. H. Approval, ver conteúdo acima.

Dona de 4 primeiros lugares, incluindo o Clássico Imprensa (L), a mãe de Noblesse You, Juju Willie (Our Captan Willie) frequentou, com bom desempenho, a primeira turma de éguas, em Cidade Jardim, entre os anos de 2006 e 2007 – tendo argolado colocações em G2, G3 e listed. A segunda mãe, Calatrava (Rabat), também foi égua de 4 primeiros lugares, sendo Juju Willie seu único produto clássico.

A terceira mãe de Noblesse You, Queline (Ealrdom), produziu o bom arenático Born Faxina, vencedor de G3 e listed, no eixo São Paulo-Paraná. É avó materna, ainda, do fundista Hiper Craque, vitorioso em provas de G2 e listed, em Cidade Jardim, e detentor de colocações nos Grandes Prêmios São Paulo (G1) e Brasil (G1). Faux Amour (Daddy R), quarta mãe de Noblesse You, deu à luz Lapis Lazuli, bom cavalo de 4 vitórias, com colocação em G1, e que na reprodução originou, dentre outros, o ganhador do GP São Paulo (G1), Quemay, e a líder de geração, Ritchie.

Risota

Imagem: Divulgação JCB

Nota-se, ainda, na linha baixa de Noblesse You, enquanto sua sexta mãe, ninguém menos que Risota (Jolly Joker). Nascida em 1958, a crioula do Haras Faxina é considerada, por muitos, a melhor e mais importante reprodutora brasileira de todos os tempos, sendo mãe, avó materna e matriarca de outros níveis de descendência de uma série de ganhadores de algumas das principais provas do país.

Inbreedings de Noblesse You: Princequillo (6x5), Native Dancer (6x6), Djebel (6x6) e Polynesian (6x6). Rasmussen Factor em Risota. Família 9-e.


por Victor Corrêa

Mais notícias

Put It Back chega à marca de 100 ganhadores clássicos; feito é repercutido na imprensa estrangeira

Centésimo produto do garanhão a vencer prova clássica foi Life Is Strange, em San Isidro.

Roxoterra coloca corações e emoções à prova no Grande Prêmio São Paulo (G1)

Num êxito histórico e emocionante, em inúmeros aspectos, defensor do Haras Fazenda Boa Vista consagrou sua campanha na prova máxima do turfe paulista.

Atropelada certeira de Fuerza Viva no GP João Cecílio Ferraz (G1)

Potranca do Haras Belmont ratificou liderança da geração.