17 out 2021 | 22:36:14

Planetário mostra que é de outro planeta no Grande Criterium

Filho do nacional Il Doge, potro do Stud Red Rafa venceu o GP Linneo de Paula Machado (G1) com pinta de craque.


Planetário: apresentação de gala no Grande Criterium

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Num êxito com a estampa de animais de exceção, Planetário, filho do nacional Il Doge e Aerosfera (Crimson Tide), de criação e propriedade do Stud Red Rafa (segue jornada de pleno sucesso investindo em seus próprios garanhões, após terem se revelado cavalos diferenciados, em pista), venceu, neste domingo (17), na Gávea, o Grande Prêmio Linneo de Paula Machado (G1), o Grande Criterium dos produtos de 3 anos, disputado em 2.000m na pista de grama (pesada).

Sweet Baby James e Impiedoso foram os responsáveis, nessa ordem, por puxar o ritmo do páreo. Jorel corria em terceiro e Planetário, pelos paus, em quarto. Don I Ask completava o lote dos cinco primeiros.

Na curva, percebia-se que Planetário estava “sobrando” nas mãos de Waldomiro Blandi. Assim, o experiente piloto permitiu que Jorel passasse por fora dele, a fim de lançar Planetário pelo externo do oponente, livrando-lhe de qualquer prejuízo.

Com pista livre para avançar, Planetário voltou a se fazer irresistível. Sem briga, dominou a Impiedoso, que, por sua vez, havia neutralizado o tropel de Jorel. Planetário passou, então, a livrar ampla vantagem, na primeira colocação.

No disco, Planetário estabeleceu 4 corpos e ½ sobre Jungle King, que, em valioso esforço final, tomou o segundo posto de Impiedoso. Já Faz Um Tempo foi o quarto e Jorel o quinto.

Depois, Oscarito, Sugar Daddy, Sweet Baby James, Jackal e Don I Ask.

Recebendo treinamento de Luis Esteves (já havia, na tarde, vencido o “Rocha Faria”, com Galilei Thunder), Planetário conquistou sua 4ª vitória (a 2ª clássica) em 7 corridas. Tempo de 2:02.75.

Após o páreo, em entrevista para André Cunha, da TV Turfe, Luis Esteves e o titular do Stud Red Rafa, Rafael Steinbruch, comentaram sobre a possibilidade de o Derby Paulista (G1) do mês de novembro figurar como o próximo compromisso de Planetário.

Mais notícias

Não Da Mais vence na França

Múltiplo ganhador de G1 do Haras Phillipson conquistou, de ponta a ponta, o Prix Flying Dutchman, em Saint-Cloud.

Santa Anita: Planetário faz segundo em G3

Brasileiro finalizou na segunda colocação para Missed The Cut.

Per-Piacere conquista batismo nobre no Clássico Octavio Dupont (L)

Potranca do Stud Criação Seabra alcançou Fly To Lorenza nos últimos lances do páreo.