17 out 2021 | 19:36:14

Planetário mostra que é de outro planeta no Grande Criterium

Filho do nacional Il Doge, potro do Stud Red Rafa venceu o GP Linneo de Paula Machado (G1) com pinta de craque.


Planetário: apresentação de gala no Grande Criterium

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Num êxito com a estampa de animais de exceção, Planetário, filho do nacional Il Doge e Aerosfera (Crimson Tide), de criação e propriedade do Stud Red Rafa (segue jornada de pleno sucesso investindo em seus próprios garanhões, após terem se revelado cavalos diferenciados, em pista), venceu, neste domingo (17), na Gávea, o Grande Prêmio Linneo de Paula Machado (G1), o Grande Criterium dos produtos de 3 anos, disputado em 2.000m na pista de grama (pesada).

Sweet Baby James e Impiedoso foram os responsáveis, nessa ordem, por puxar o ritmo do páreo. Jorel corria em terceiro e Planetário, pelos paus, em quarto. Don I Ask completava o lote dos cinco primeiros.

Na curva, percebia-se que Planetário estava “sobrando” nas mãos de Waldomiro Blandi. Assim, o experiente piloto permitiu que Jorel passasse por fora dele, a fim de lançar Planetário pelo externo do oponente, livrando-lhe de qualquer prejuízo.

Com pista livre para avançar, Planetário voltou a se fazer irresistível. Sem briga, dominou a Impiedoso, que, por sua vez, havia neutralizado o tropel de Jorel. Planetário passou, então, a livrar ampla vantagem, na primeira colocação.

No disco, Planetário estabeleceu 4 corpos e ½ sobre Jungle King, que, em valioso esforço final, tomou o segundo posto de Impiedoso. Já Faz Um Tempo foi o quarto e Jorel o quinto.

Depois, Oscarito, Sugar Daddy, Sweet Baby James, Jackal e Don I Ask.

Recebendo treinamento de Luis Esteves (já havia, na tarde, vencido o “Rocha Faria”, com Galilei Thunder), Planetário conquistou sua 4ª vitória (a 2ª clássica) em 7 corridas. Tempo de 2:02.75.

Após o páreo, em entrevista para André Cunha, da TV Turfe, Luis Esteves e o titular do Stud Red Rafa, Rafael Steinbruch, comentaram sobre a possibilidade de o Derby Paulista (G1) do mês de novembro figurar como o próximo compromisso de Planetário.

Mais notícias

Nesta quarta-feira, seminário sobre treinamento e criação de cavalos PSI

Evento promovido pelo Jockey Club de Pelotas será transmitido, on-line, pelo Zoom, a partir das 19 horas.

Ultra-Rápido atropela com sucesso na Prova Especial Encerramento

Pupilo de Jorge Roberto Coelho de Miranda superou o favorito Visible na melhor prova do dia, em Cidade Jardim.

Urso de Birigui protagoniza espetáculo no GP Presidente Augusto de Souza Queiroz (G3)

Filho do nacional Kará de Birigui conquistou batismo clássico, assinalando excelente marca cronométrica.