04 jun 2021 | 22:22:11

Por históricos 16 corpos, Snowfall emplaca no Epsom Oaks (G1)

Potranca japonesa da Coolmore entrou para a história ao estabelecer a vitória por maior margem, não apenas na história do Oaks, mas de todo o calendário clássico de Epsom.


Snowfall: vitória histórica, em Epsom

Imagem: Sky Sports

Jamais o Epsom Oaks (G1), em seus mais de 200 anos de disputa, havia revelado uma vitória, tão fácil assim. Da mesma maneira, nunca Epsom Downs – um dos berços e principais hipódromos do turfe internacional – havia servido de palco para êxito conquistado por tamanha margem de distância, entre o animal ganhador e o segundo colocado, numa prova clássica.

Snowfall, numa atuação impressionante, entrou para a história, nesta sexta-feira, ao derrotar Mystery Angel (Kodi Bear) por 16 corpos, na versão 2021 do Oaks, disputada em 2.400m (aprox.) na pista de grama (pesada), por potrancas de 3 anos, com dotação de £ 395 mil.

Conduzida por Lanfranco Dettori, Snowfall acionou no centro do pelotão. Na reta final, ao encontrar espaço para arrematar, a potranca parecia levantar voo, enquanto as oponentes, por outro lado, davam a impressão de estarem correndo “em câmera lenta”. Mystery Angel, conforme antecipado, formou a dupla e Divinely ficou com a terceira colocação.

Aiden O’Brien, ao enviar Snowfall à raia, conquistou sua 9ª vitória no Epsom Oaks. Aproxima-se, cada vez mais, do recorde de 12 troféus conquistados pelo lendário Robert Robston, na primeira metade do Século XIX. Dettori, da mesma maneira, ao levantar a prova pela 6ª vez, fica a apenas 3 conquistas de igualar as 9 Frank Buckle.

Snowfall é produto do projeto realizado por Susan Magnier, Michael Tabor e Derrick Smith, que consistiu no envio de um lote de éguas da Coolmore para o Japão, onde restaram padreadas pelo fantástico Deep Impact. Importada inédita para a Europa, trata-se do primeiro produto da ganhadora de listed e G3, Best In The World (Galileo). Obteve sua 3ª vitória em 9 corridas. Antes, havia vencido o Musidora Stakes (G3).

Tempo de 2:42.67.

Mais notícias

Doutor Sureño desfalca, precocemente, a criação brasileira

Na iminência de cumprir sua primeira temporada, na reprodução, múltiplo ganhador de G1 morreu nesta segunda-feira.

Geração 2015: na virada da idade, brilham os reprodutores nacionais

Provas graduadas disputadas por produtos da geração 2015 (com recém 3 anos completos), no eixo Rio-São Paulo, colocaram em evidência garanhões nacionais.

Copa dos Criadores: bolsa global do festival poderá chegar a R$ 800 mil

Primeira parcela do added para os páreos do festival deverá ser recolhida até 21 de julho.