14 abr 2020 | 00:18:42

Premiação da Saudi Cup, devida aos proprietários de Maximum Security, é retida

Jockey Club da Arábia Saudita anunciou que medida aguardará desfecho de investigação relacionada ao ex-treinador do animal, Jason Servis.


Maximum Security venceu a primeira edição da Saudi Cup (G1), em janeiro.

Imagem: Reuters/BBC

Nesta segunda-feira, o Jockey Club da Arábia Saudita anunciou que não pagará os prêmios da Saudi Cup (G1), devidos aos proprietários – Gary L. & Mary E. West e Coolmore – de Maximum Security, no valor de US$ 10 milhões, enquanto a entidade não concluir uma investigação que vem conduzindo, por conta própria, em relação ao animal e seu ex-treinador, Jason Servis.

Conforme noticiado por diversos veículos – dentre os quais o website da Blood Horse, em matéria assinada por Evan Hammonds – a aludida investigação, naturalmente, ocorre de modo paralelo ao processo criminal envolvendo Servis, ora deflagrado na justiça norte-americana. No último dia 9 de março, Servis foi denunciado, junto de outros profissionais das indústrias turfística e farmacêutica, em razão da descoberta de um esquema de manipulação de medicamentos (rótulos e embalagens) e doping. Houve, inclusive, decretação de prisão do treinador.

Dias após o ocorrido, Maximum Security foi transferido para as cocheiras de Bob Baffert, na Califórnia.

Em meio à enorme repercussão do caso, os proprietários da segunda colocada na Saudi Cup (G1), Midnight Bisou, reclamaram a desclassificação de Maximum Security – uma vez que, conforme divulgado pelas autoridades, as substâncias manipuladas e administradas, no esquema, não seriam facilmente identificadas nos exames antidoping.

De outro lado, há, justamente, o fato de que, até aqui, Maximum Security não restou reprovado em qualquer exame antidoping. Nem mesmo após a vitória conquistada em solo árabe, e que, por ora, tem sua premiação bloqueada – de modo bastante polêmico, pela organização do páreo.

No comunicado à imprensa, emitido pelo Jockey Club da Arábia Saudita, destacou-se a preocupação da entidade, em relação ao indiciamento de Servis, nos Estados Unidos. Informou-se, ainda, que o Jockey Club da Arábia Saudita vem conduzindo investigação própria, acerca de todo o alegado, e que o pagamento da premiação ficará condicionado ao encerramento dessa apuração de fatos (sem fazer menção à reivindicação dos proprietários de Midnight Bisou, portanto). Por fim, esclareceu-se que a investigação somente não foi concluída, ainda, em razão da pandemia do COVID-19.

A Saudi Cup (G1) foi disputada, pela primeira vez, no dia 29 de janeiro de 2020. Ao distribuir US$ 20 milhões em prêmios, tornou-se a prova mais bem dotada do turfe mundial.

Mais notícias

Jockey Club do Paraná obtém carta patente definitiva

Decisão do Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (MAPA) foi publicada hoje (01/09) no Diário Oficial da União.

Ziska Blade mantém série de vitórias, em Cidade Jardim

Velocista do Stud Gentil conquistou o Clássico Thomaz Teixeira de Assumpção Junior (L).

Nota de falecimento: Leonil Nickel

Leonil Nickel Faleceu, aos 81 anos, Leonil Nickel. Leonil figurou, por mais de meio século, como uma referência no quadro de treinadores do PSI, no Brasil. Emprestou sua dedicação a diversas coudelarias e destacados animais. Fosse na iniciação de corredores, ou no seu próprio treinamento, Leonil desempenhou, com grande talento e sucesso, a nobre arte do treinamento do cavalo de... [continua ]