28 mar 2024 | 21:31:12

Profissionais brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (86ª edição)


Silvestre de Sousa: retorno, em alto estilo, às corridas inglesas.

Imagem: Edward Whitaker/Racing Post

INGLATERRA


SILVESTRE DE SOUSA:
 Retornando às competições, após cumprir suspensão aplicada em Hong Kong, Silvestre de Sousa não tardou a demonstrar o motivo de ter sido ele um dos mais vitoriosos jóqueis do turfe britânico, na última década. Campeão de estatística, vencedor de provas de G1 e tendo emprestado seu talento a inúmeros treinadores e fardas de renome, o jóquei brasileiro voltou à cena, em grande estilo.

No dia 22 de março, Silvestre venceu duas corridas, em Lingfield, a bordo de Royal Dream e Epic Express. Um dia depois, pilotando Charyn, conquistou o Doncaster Mile Stakes (L), em Doncaster.

Confira, abaixo, o replay da vitória de Charyn, no primeiro clássico vencido por Silvestre, após seu retorno às disputas do turfe inglês.

 

ESTADOS UNIDOS


FAUSTO HENRIQUE DA SILVA: Com duas conquistas na semana, Fausto segue montando no hipódromo de Turf Paradise e vem recebendo um número, cada vez maior, de oportunidades, nas corridas locais. 

Top Of My Game, treinado por José Silva Jr., e As Luck Happens, por sua vez preparado por Ryan Kenney, representaram as conquistas do brasileiro, que agora aparece com 5 triunfos no ano.


TIAGO JOSUÉ PEREIRA: Após emplacar um trio de conquistas, na semana anterior, o nosso "TJ" venceu uma prova, no mais recente conjunto de reuniões, em Santa Anita Park. No último dia 23, pilotou Disobey para desbancar o favorito da competição, Hondo Crouch, que, apesar das tentativas de ultrapassagem, na reta, teve de se contentar com a segunda colocação.


LUAN MACHADO: Disparado na liderança do meeting de Turfway Park (detém 56 conquistas contra as 34 do segundo colocado, Gerardo Corrales), Luan segue firme para faturar mais um título, naquele hipódromo. 

Repetindo o desempenho da semana passada, o brasileiro voltou a vencer em 5 oportunidades. Dentre elas, destacamos a conquista com Whiskey Decision (vídeo abaixo), no último páreo da reunião do dia 23.

 

SINGAPURA


BRUNO QUEIROZ: Retornando ao hipódromo de Kranji, após rápida passagem pelo Brasil, o brasileiro foi para a foto da vitória no sétimo páreo da reunião do último sábado, pilotando Elite Jubilation. Depois de um lindo mano a mano contra Winning Stride, o nosso Bruninho trouxe o vencedor por dentro e surpreendeu o favorito, por diferença mínima.


MANOEL NUNES: Pela segunda semana consecutiva, Manoel Nunes foi para a vitória em uma oportunidade, o que lhe garantiu, mais uma vez, a liderança da estatística local de jóqueis, com 23 vitórias contra 21 êxitos de Queiroz. No oitavo páreo do dia 23, o brasileiro aplicou condução certeira a Dancing Supremo, o favorito da prova, que bateu, com facilidade, a Lin’s Fuji, por mais de 3 corpos.


VITOR ESPÍNDOLA: No dia 17, Espíndola garantiu mais uma conquista, em Kranji. Aproveitando as oportunidades que vem recebendo e galgando seu espaço, no exterior, o bridão pilotou Tennet Tentennet, que lhe rendeu sua segunda vitória, desde a chegada, naquele país. 


CARLOS HENRIQUE: Também no dia 17, Henrique seguiu, mais uma vez, para winners' circle, em Kranji. Obtendo sua terceira conquista, em sua terceira semana montando no país, o brasileiro conduziu Longevity (treinado por Ricardo Le Grange), na terceira prova da reunião. Aproveitando o ótimo larga e o percurso por dentro, nosso C. Henrique trouxe o vencedor para a baliza 3, na reta final, e ultrapassou os dois adversários que lutavam pela ponta.

 

DUBAI


SANDRO PAIVA: Subindo na tabela de classificação e desfrutando da sua melhor fase, em Dubai, Paiva consolida-se no "top 10" dos jóqueis locais - passando a ocupar a sétima colocação nas estatísticas, após vencer 4 carreiras na última semana, com direito a hat trick, em Abu Dhabi, no último dia 23.

Na sua melhor vitória da semana, o brasileiro foi para a foto no Emirates Fillies Classic, em 1.600 metros, pista de grama, pilotando Howzan Baynounah, para o treinador Saif Alarar.


MARCELINO RODRIGUES: Com uma vitória, na semana anterior, Rodrigues garantiu mais um êxito, no hipódromo de Al Ain. Desta feita pilotando Es Lattam, para o treinador Hamad Al Marar, Marcelino foi para a foto num handicap, chegando à sua sétima conquista, na temporada.


BERNARDO PINHEIRO: No último dia 15, no hipódromo de Al Ain, Bernardo conduziu Af Nafith, treinado Qaiss Aboud, e venceu o quarto páreo da programação. Trata-se de mais um brasileiro que tende a encerrar a temporada, em Dubai, nas primeiras posições da estatística de jóqueis. 

 

JOSÉ DA SILVA: Na semana do dia 16, noutra feliz jornada junto à equipe do treinador Antônio Luis Cintra, José da Silva foi responsável pela condução de dois vencedores cujas inscrições são assinadas pelo treinador Julio Olascoaga. Em Abu Dhabi, o argentino Eye On The Prize e, no hipódromo de Jebel Ali, o uruguaio El Patriota, representaram as conquistas do brasileiro, naquele conjunto de reuniões.

 

MACAU


RUAN MAIA: Após obter duas vitórias, uma semana antes, Ruan faturou, na mais recente reunião, em Macau, nada menos que um quarteto de conquistas. No último dia 23, o piloto venceu, dentre outros, a bordo de Handsome Joyful, na abertura da reunião - prova em que, "de bandeira a bandeira", o vencedor deu início à ótima jornada do brasileiro. 


por Fábio Zerbini

Mais notícias

IFAR terá webinar sobre mudança de práticas e hábitos necessária ao bem-estar equino

Webinar é gratuito, bastando inscrição prévia para participação.

Galang sai do "perdedor" no Clássico Pres. João Carlos Leite Penteado (L)

Depois da líder na grama, Grécia Central, Haras Cifra emplaca liderança, também, entre as fêmeas "paulistas" na raia de areia

Enable dá à luz seu primeiro produto: um potro de Kingman

Nascimento foi anunciado pela Juddmonte Farms.