Profissionais brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (86ª edição)
INGLATERRA
SILVESTRE DE SOUSA: Retornando às competições, após cumprir suspensão aplicada em Hong Kong, Silvestre de Sousa não tardou a demonstrar o motivo de ter sido ele um dos mais vitoriosos jóqueis do turfe britânico, na última década. Campeão de estatística, vencedor de provas de G1 e tendo emprestado seu talento a inúmeros treinadores e fardas de renome, o jóquei brasileiro voltou à cena, em grande estilo.
No dia 22 de março, Silvestre venceu duas corridas, em Lingfield, a bordo de Royal Dream e Epic Express. Um dia depois, pilotando Charyn, conquistou o Doncaster Mile Stakes (L), em Doncaster.
Confira, abaixo, o replay da vitória de Charyn, no primeiro clássico vencido por Silvestre, após seu retorno às disputas do turfe inglês.
ESTADOS UNIDOS
FAUSTO HENRIQUE DA SILVA: Com duas conquistas na semana, Fausto segue montando no hipódromo de Turf Paradise e vem recebendo um número, cada vez maior, de oportunidades, nas corridas locais.
Top Of My Game, treinado por José Silva Jr., e As Luck Happens, por sua vez preparado por Ryan Kenney, representaram as conquistas do brasileiro, que agora aparece com 5 triunfos no ano.
TIAGO JOSUÉ PEREIRA: Após emplacar um trio de conquistas, na semana anterior, o nosso "TJ" venceu uma prova, no mais recente conjunto de reuniões, em Santa Anita Park. No último dia 23, pilotou Disobey para desbancar o favorito da competição, Hondo Crouch, que, apesar das tentativas de ultrapassagem, na reta, teve de se contentar com a segunda colocação.
LUAN MACHADO: Disparado na liderança do meeting de Turfway Park (detém 56 conquistas contra as 34 do segundo colocado, Gerardo Corrales), Luan segue firme para faturar mais um título, naquele hipódromo.
Repetindo o desempenho da semana passada, o brasileiro voltou a vencer em 5 oportunidades. Dentre elas, destacamos a conquista com Whiskey Decision (vídeo abaixo), no último páreo da reunião do dia 23.
SINGAPURA
BRUNO QUEIROZ: Retornando ao hipódromo de Kranji, após rápida passagem pelo Brasil, o brasileiro foi para a foto da vitória no sétimo páreo da reunião do último sábado, pilotando Elite Jubilation. Depois de um lindo mano a mano contra Winning Stride, o nosso Bruninho trouxe o vencedor por dentro e surpreendeu o favorito, por diferença mínima.
MANOEL NUNES: Pela segunda semana consecutiva, Manoel Nunes foi para a vitória em uma oportunidade, o que lhe garantiu, mais uma vez, a liderança da estatística local de jóqueis, com 23 vitórias contra 21 êxitos de Queiroz. No oitavo páreo do dia 23, o brasileiro aplicou condução certeira a Dancing Supremo, o favorito da prova, que bateu, com facilidade, a Lin’s Fuji, por mais de 3 corpos.
VITOR ESPÍNDOLA: No dia 17, Espíndola garantiu mais uma conquista, em Kranji. Aproveitando as oportunidades que vem recebendo e galgando seu espaço, no exterior, o bridão pilotou Tennet Tentennet, que lhe rendeu sua segunda vitória, desde a chegada, naquele país.
CARLOS HENRIQUE: Também no dia 17, Henrique seguiu, mais uma vez, para winners' circle, em Kranji. Obtendo sua terceira conquista, em sua terceira semana montando no país, o brasileiro conduziu Longevity (treinado por Ricardo Le Grange), na terceira prova da reunião. Aproveitando o ótimo larga e o percurso por dentro, nosso C. Henrique trouxe o vencedor para a baliza 3, na reta final, e ultrapassou os dois adversários que lutavam pela ponta.
DUBAI
SANDRO PAIVA: Subindo na tabela de classificação e desfrutando da sua melhor fase, em Dubai, Paiva consolida-se no "top 10" dos jóqueis locais - passando a ocupar a sétima colocação nas estatísticas, após vencer 4 carreiras na última semana, com direito a hat trick, em Abu Dhabi, no último dia 23.
Na sua melhor vitória da semana, o brasileiro foi para a foto no Emirates Fillies Classic, em 1.600 metros, pista de grama, pilotando Howzan Baynounah, para o treinador Saif Alarar.
MARCELINO RODRIGUES: Com uma vitória, na semana anterior, Rodrigues garantiu mais um êxito, no hipódromo de Al Ain. Desta feita pilotando Es Lattam, para o treinador Hamad Al Marar, Marcelino foi para a foto num handicap, chegando à sua sétima conquista, na temporada.
BERNARDO PINHEIRO: No último dia 15, no hipódromo de Al Ain, Bernardo conduziu Af Nafith, treinado Qaiss Aboud, e venceu o quarto páreo da programação. Trata-se de mais um brasileiro que tende a encerrar a temporada, em Dubai, nas primeiras posições da estatística de jóqueis.
JOSÉ DA SILVA: Na semana do dia 16, noutra feliz jornada junto à equipe do treinador Antônio Luis Cintra, José da Silva foi responsável pela condução de dois vencedores cujas inscrições são assinadas pelo treinador Julio Olascoaga. Em Abu Dhabi, o argentino Eye On The Prize e, no hipódromo de Jebel Ali, o uruguaio El Patriota, representaram as conquistas do brasileiro, naquele conjunto de reuniões.
MACAU
RUAN MAIA: Após obter duas vitórias, uma semana antes, Ruan faturou, na mais recente reunião, em Macau, nada menos que um quarteto de conquistas. No último dia 23, o piloto venceu, dentre outros, a bordo de Handsome Joyful, na abertura da reunião - prova em que, "de bandeira a bandeira", o vencedor deu início à ótima jornada do brasileiro.
por Fábio Zerbini