30 abr 2023 | 21:17:54

Put It Back chega à marca de 100 ganhadores clássicos; feito é repercutido na imprensa estrangeira

Centésimo produto do garanhão a vencer prova clássica foi Life Is Strange, em San Isidro.


Um dos principais nomes da criação brasileira, no século XXI, Put It Back atingiu a marca de 100 ganhadores clássicos.

Imagem: Haras Santa Maria de Araras

Quando a brasileira Life Is Strange venceu, na semana passada, em San Isidro, o Clásico Paseana (G2, clique aqui para ver a reportagem), a crioula do Haras Santa Maria de Araras, pertencente ao Stud Rio Dois Irmãos, tornou-se o 100º produto de Put It Back a vencer prova graduada.

O feito ocorreu cerca de 1 ano e meio após a morte do semental, em novembro de 2021.

Inobstante sua nacionalidade, bem como o fato de ter cumprido sua campanha nos Estados Unidos (além de ter servido, no início da carreira de garanhão, naquele país), Put It Back ganhou notabilidade em seu país de origem por meio de Bal A Bali, que, após tornar-se ganhador de G1 na Califórnia, hoje exerce função de reprodutor na Calumet Farm. Não à toa, a mais do que expressiva marca foi repercutida na imprensa norte-americana, em nota publicada por Eric Mitchell, no website da Blood Horse (clique aqui para conferir).

Nascido em 1998, Put It Back foi às pistas por 7 vezes, nos Estados Unidos, vencendo em 5 delas. O Riva Ridge Stakes (G2), levantado em Belmont Park, consistiu na principal vitória de Put It Back, que, ao final da campanha, somava mais de US$ 230 mil em prêmios.

Tendo ingressado na reprodução na Flórida, cumpriu sua primeira temporada de monta no ano de 2002. Em 2003, Put It Back foi importado pelo Haras Santa Maria de Araras, vindo, então, ao Brasil, onde desempenhou com enorme sucesso.

Até aqui, em se tratando de corridas do Livro Azul da Federação Internacional de Autoridades Hípicas, Put It Back já revelou 23 ganhadores individuais de G1. Por 3 vezes, Put It Back restou agraciado com o Troféu Mossoró de Melhor Reprodutor.

Sua derradeira geração, nascida no segundo semestre do ano passado, começou a ser comercializada (desmamados) em 2023.

 

Mais notícias

Non Merci vence a Prova Especial Virginie

Potranca do Haras Figueira do Lago venceu a preparatória do GP Diana (G1).

Entre os machos, Monanfan garante seu primeiro grande prêmio

Potro do Stud Principessa Di Capri levantou o Grande Prêmio Ernani de Freitas (G3).

Breeders’ Cup: Ivar e Nautilus encaram os principais G1 “da grama”, no festival

Brasileiros se farão presentes ao principal festival norte-americano.