20 mar 2024 | 19:31:00

Quem é Kay Army, o tríplice coroado chileno, invicto em 10 corridas

Corredor venceu o Derby (G1), em Valparaíso e ingressou no seleto rol de ganhadores da tríplice coroa chilena.


Kay Army decola para a conquista da tríplice coroa. 

Imagem: Francisco Pulgar

No último final de semana, os turfistas chilenos celebraram a conquista de mais uma tríplice coroa, em suas corridas. Mais do que isso, os aficionados locais puderam testemunhar o feito sendo protagonizado por um dos seus mais empolgantes animais, nos últimos anos.

Kay Army, filho de Katmai e Soviety Army, de criação de Agrícola Taomina Ltda. e propriedade do Stud Identic, conquistou, no Derby (G1) de Valparaíso, a 10ª vitória de sua campanha - num número idêntico de saídas. Trata-se, portanto, de um tríplice coroado invicto. 

Até então, somente Wolf, no ano de 1991, havia conseguido enfileirar os troféus dos Gran Premios El Ensayo (G1) e St. Leger (G1) -, leia-se, as duas primeiras provas da tríplice coroa chilena - na condição de um corredor insuperável. Enviado aos Estados Unidos, Wolf, então, experimentaria derrota, em sua campanha; fato esse que, até aqui, é estranho ao retrospecto de Key Army.

Corrido na expectativa, por Oscar Ulloa, Key Army arrematou, com enorme vigor, nos últimos 200 metros de prova. Obtendo êxito inconteste, alcançou o disco 6 corpos e 1/4 à frente de Wentrue, por sua vez um ganhador de G2. O argentino (de campanha "chilena") Daktari foi o terceiro.

Treinado por Juan Pablo Baeza Jarpa, Kay Army completou a milha e meia, na marca de 2:25.10. A magna conquista do alazão deu-se no mesmo dia 17 de março que, em 2023, marcou a estreia do corredor. Na ocasião, venceu uma eliminatória, em 1.300 metros, no Club Hípico Santiago, por mais de 6 corpos. Até aqui, sua vitória mais "apertada" aconteceu no "El Ensayo", a prova inaugural da tríplice coroa, a qual restou levantada por 1 corpo e 1/2 sobre Toque Y Desapegue (este, portanto, o animal que, por ora, foi quem mais se aproximou de Kay Army, ao final de uma corrida).

A par de todo o poderio locomotor de Kay Army, há de se destacar a relação compreendida entre sua vitoriosa história e uma das mais felizes importações já realizadas, na história do turfe sul-americano. Seu pai é um descendente de Scat Daddy, que pode ser considerado o mais destacado garanhão do turfe chileno, no século XXI.

Ao conferir oportunidades a filhos de Scat Daddy, os criadores locais galgam êxito em dar manutenção à bem sucedida experiência vivida com o garanhão da Coolmore, desaparecido em 2015. Incorrem, portanto, na mesma - e, igualmente, bem sucedida -  estratégia dos criadores australianos, que, ao utilizarem filhos nacionais do garanhão, como seus reprodutores, não permitiram que, pelo caminho, se perdesse todo o poderio, um dia gerado, naquelas terras, por Danehill.

Mais notícias

Wind of Change forma a dupla em stakes de US$ 150 mil

Brasileiro criado pelo Haras São José da Serra escoltou Vertical Threat no Russell Road Stakes.

Um avião chamado Champagne Rosé tem decolagem confirmada para o "OSAF"

Potranca da Fazenda Mondesir encantou no GP Prefeito Fábio da Silva Prado (G2).

Little Bad Girl aprova aumento da distância e vence a PE Joiosa

Potranca do Haras Figueira do Lago levou a melhor na preparatória para o Carlos Gilberto e Carlos Telles da Rocha Faria (gr.II).